Financiado pela Comissão Europeia no âmbito do pilar transversal “Widening Participation and Spreading Excellence – ação Twinning”, o projeto Europeu EPIBOOST – BOOSting excellence in environmental EPIgenetics  é coordenado pela investigadora Joana Pereira do CESAM, Universidade de Aveiro (UA) e conta com uma parceria estratégica com a Universidade de Gent, Bélgica, e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), de Espanha.

Este consórcio abordará os desafios decorrentes da recente proposta de integração da epigenómica na avaliação ambiental, particularmente no que diz respeito ao meio aquático, sendo a epigenética o estudo da relação entre o background genético e os fatores ambientais, tais como o estilo de vida. 

O projeto visa o fortalecimento do perfil de investigação de todas as entidades envolvidas através de atividades de capacitação que abrangem objetivos específicos focados em:

  • otimizar protocolos de investigação, reforçando as competências práticas da UA, através de sessões de treino e intercâmbios entre parceiros, para o desenvolvimento de investigação de ponta na área da epigenética ambiental.
  • fomentar o talento humano que sustentará a massa crítica europeia na área da epigenética ambiental, através da organização de vários eventos de formação dirigidos a jovens investigadores da UE.
  • considerar a necessidade de apoio administrativo e de gestão científica capacitada através de um programa de formação imersiva em aspetos chave da investigação, intercâmbio de gestores de ciência, formação profissional e preparação de candidaturas a financiamento em ambiente de colaboração em tempo real.
  • abordar o crescimento da rede através de uma estratégia sistemática do envolvimento de peritos internacionais em atividades de capacitação e partes interessadas, que reforçará o consórcio para novos desafios de investigação e inovação.

As investigadoras Cecília Guerra e Maria José Loureiro, do CIDTFF, e o investigador David Oliveira, do DigiMedia, integram a equipa da UA do projeto EPIBOOST, enquanto especialistas em Didática e Tecnologia Educativa, ficando responsáveis pela produção de vídeos de divulgação científica relacionada com a epigenética. Estes vídeos têm como público-alvo a sociedade e serão divulgados em plataformas online como, por exemplo, o Educast (PT) e o YouTube (para acessibilidade mundial).

O projeto Europeu EPIBOOST iniciou formalmente a 1 de outubro e, teve a sua reunião de arranque, online, entre os dias 25 e 26 de outubro de 2022, com o objetivo de discutir uma estratégia de implementação para os objetivos específicos do projeto, e permite que todos os participantes se conheçam e partilhem as melhores práticas de investigação e gestão.

ver mais