A “Academia Digital para Pais” é uma iniciativa da E-Redes – Distribuição de Eletricidade, S.A. em parceria com a ERTE/Direção-Geral da Educação, que pretende oferecer aos pais e encarregados de educação de crianças do Ensino Básico a oportunidade de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais, e que conta com o apoio do ccTIC UA na conceção pedagógica dos pacotes de formação, com planos, guiões e materiais didáticos e digitais para a sua execução.

Integram a equipa do ccTIC da Universidade de Aveiro responsável por estes materiais, as docentes do Departamento de Educação e Psicologia, Maria José Loureiro (investigadora do CIDTFF) e Susana Senos, que defenderá, em breve, a sua dissertação de mestrado subordinada a este tema.

Constitui-se como uma mais valia para todos os intervenientes: para pais, que aprendem (ao longo da vida); para alunos (formadores voluntários, que adquirem competências de comunicação e valorizam o papel de professores) ; para professores, que têm os pais na escola e com eles podem interagir mais e melhor; para assistentes operacionais; para a comunidade educativa; para a sociedade, que tem cada vez mais cidadãos mais intervenientes, mais capacitados, conscientes, e pró-ativos ao nível da cidadania digital.

O lançamento da 3º Edição, aberto a todos os interessados, decorreu na Escola EB 2,3 Dr. Ruy D’Andrade, Entroncamento, no dia 11 de novembro, entre as 17h30 e as 19h30.

Contou com uma sessão de abertura pela diretora do Agrupamento de escolas Cidade do Entroncamento, Amélia Vitorino, e pelo Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso; a apresentação “Literacia Digital dos Educadores” por Margarida Cordo, (psicóloga clínica e da saúde, terapeuta familiar e psicoterapeuta); com um painel de práticas de referência sobre “A iniciativa Academia Digital para Pais”, moderado por Iolanda Ferreira (Antena 1/RTP), e que contou com as intervenções e testemunhos de um professor responsável, de alunos formadores voluntários da iniciativa, e de um encarregado de educação (formando da Academia); e a sessão de encerramento com Jorge Manuel Alves de Faria (Presidente da Câmara do Entroncamento), José Ferrari Careto (Presidente da E-Redes), e João Costa (Ministro da Educação).

O ccTIC, representado pelas investigadoras anteriormente mencionadas, marcou presença no evento enquanto autor didático-pedagógico do pacote de formação, aspeto que foi reforçado pelo Diretor-Geral da Educação na sua intervenção durante a sessão de abertura.

Mais informações sobre a 3ª Edição da Academia Digital para Pais disponível aqui.