Decorreu nos passados dias 17, 18 e 19 de novembro de 2022, no hotel Golf Mar, no Vimeiro, o Seminário “Capacitação Digital das Escolas – Agir para transformar”.

Neste seminário, em regime de internato, estiveram presentes  Embaixadores Digitais de várias zonas do país, Diretores de Centros de formação, elementos de todos os Centros de Competência (ccTIC) do país e a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – ERTE/DGE.

O evento contou com a presença do Diretor-Geral de Educação e do Ministro da Educação e de vários diretores e coordenadores de equipas e projetos, bem como de outros parceiros.

Entre várias sessões plenárias, do programa constou a conferência plenária proferida por Patrícia Vastiau, Consultora Principal para a Investigação e Inovação da European Schoolnet.

Os participantes interagiram nos momentos de “team building” e em vários momentos de sessões de grupo nas quais a “Dinâmica dos 3 R” (Repensar, Reconstruir, Redesenhar) foi o mote para a reflexão sobre os Planos de Acção dos Embaixadores Digitais.

A Investigadora do CIDTFF, Maria José Loureiro, foi moderadora da primeira mesa redonda do Evento, “O olhar dos alunos sobre a transição digital”, e foi também relatora da comunicação do Ministro da Educação e dinamizadora das sessões de grupo do G6. Estas duas tarefas foram desenvolvidas, nomeadamente, em colaboração com o professor em mobilidade no ccTIC da Escola Superior de Educação (ESE) de Viseu e da professora da DGE/ERTE representante dos Laboratórios de aprendizagem e coordenadora do Projeto Manuais Digitais.

O encontro reuniu cerca de 300 profissionais da educação.

programa