Já se encontra disponível a mais recente edição da Revista Iberoamericana CTS (volume 17, número 51), no qual colaboram 16 autores que são membros associados da AIA-CTS, entre eles os investigadores do CIDTFF, Isabel P. Martins, Celina Tenreiro-Vieira e Rui Marques Vieira.

Isabel P. Martins assina com Mariano Martín Gordillo, como coordenadores do dossier temático sobre “Educación CTS” incluído neste número da Revista, “PRESENTACIÓN: La mirada CTS en la educación”:

“Cuando propusimos a la dirección de la Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad —CTS la edición de un número que tratara sobre la mirada CTS de la educación, nos movía actualizar lo que en 2005 ya coordinamos con el título de “Educación CTS”. Han trascurrido diecisiete años desde aquella publicación y tanto la educación como la sociedad han sufrido importantes cambios, muchos de ellos derivados de las tecnologías.”

Celina Tenreiro-Vieira e Rui Marques Vieira são coautores do artigo “Pensamento crítico e criativo para uma educação ciência-tecnologia-sociedade”:

“São incertos e cada vez mais voláteis os desafios sociais, económicos e científico-tecnológicos que se têm de enfrentar. São múltiplas e cada vez mais complexas as interações ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Como corolário, tem sido enfatizada e reiterada, progressivamente, a relevância do pensamento crítico e também do criativo (PCC) para que cada um possa compreender e ajudar a minimizar os problemas deste presente-futuro, contribuindo, como cidadão, para que todos tenham qualidade de vida e realizar-se enquanto pessoa. Importa, por isso, que a educação e, particularmente, os currículos escolares, a formação de professores e as práticas didático-pedagógicas contemplem o desenvolvimento do potencial de PCC dos alunos, e, por conseguinte, concorram para que realizem aprendizagens uteis e utilizáveis nas diferentes esferas da vida. Neste quadro, a partir da investigação e formação que se tem realizado, relevando o enfoque na formação de professores, pretende-se neste artigo, avançar com um quadro de referência operativo para a promoção intencional e explícita do PCC de todos para uma educação CTS desde os primeiros anos de escolaridade. Com efeito, e conforme evidencia resultante de estudos realizados, a formação de professores no respeitante ao PCC é um aspeto basilar chave para que, enquanto professor, desenvolva práticas didático-pedagógicas que promovam explícita e intencionalmente estes dois tipos de pensamento. Neste campo, outro eixo fundamental radica no tipo de formação e oportunidades formativas dos professores, sendo determinante a sua fundamentação em referenciais operativos acerca do PCC.”

ver mais

– – – – –

Referências:

Martins, I. P., & Gordillo, M. M. (2022). PRESENTACIÓN: La mirada CTS en la educación. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología Y Sociedad – CTS, 17(51), 71-76. http://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/319

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2022). Pensamiento crítico y creativo para una educación ciencia-tecnología-sociedad. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología Y Sociedad – CTS, 17(51), 141-155. http://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/323