13 de junho, 10h00 | sala de Atos Académicos 25.1.31, Reitoria da Universidade de Aveiro
No próximo dia 13 de junho, pelas 10h00, realizar-se-ão, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria (25.1.31), as provas do Programa Doutoral (3.º Ciclo) em Educação, de Laurinda Magalhães Carlos Sebastião Máquina Mendes, com o título “Programa de intervenção sobre métodos de estudo no ensino superior angolano”.
Sob orientação da Professora Doutora Anabela Pereira, investigadora do CIDTFF e professora associada com agregação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e Coorientação do Professor Doutor Agatângelo Joaquim dos Santos Eduardo, Vice-Reitor para Extensão e cooperação da Universidade Agostinho Neto, Angola.
Segue o resumo e palavras-chave disponibilizado pela doutoranda.
Resumo:
A presente investigação procurou contribuir para a discussão da problemática da transição de jovens adultos para a Universidade, encarada como um processo de adaptação a novos contextos, implicando o desenvolvimento de novas e diversificadas competências. Neste contexto, foi pretensão deste estudo implementar um programa de intervenção sobre métodos de estudo no ensino superior Angolano (PIME-ESA). No estudo participaram estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA) a frequentarem o primeiro ano da licenciatura em enfermagem. Esta investigação visou Identificar os métodos de estudo utilizados pelos alunos, construir e implementar um programa de intervenção de métodos de estudo para estudantes Angolanos (PIME-ESA) e avaliar a eficácia e a satisfação dos estudantes com o programa. A metodologia contou com a execução de três estudos. O primeiro estudo (E1) em que se adaptou e validou a ECME-ES para a realidade Angolana (NE1=286), um segundo estudo (E2, NE2=36) em que se implementou o programa de intervenção (PIME-ESA) e um terceiro estudo (E3, NE3=36) em que se avaliou a eficácia do programa. Esta investigação, nos seus estudos E2 e E3 é do tipo quasi-experimental, com uma natureza quantitativa e conta com uma amostra probabilística aleatória constituída por 36 alunos distribuídos equitativamente por 2 grupos, grupo experimental (NGE =18) e grupo de controlo (NGC= 18). Os resultados indicam que, para os participantes, as dimensões da motivação, da compreensão, da avaliação, da organização diária da área de estudo, da gestão de tempo e da procastrinação são as que mais necessitam de intervenção. Depois de efetuada a intervenção com o PIME-ESA registaram-se melhorias ao nível dos métodos de estudo nos alunos submetidos ao programa de intervenção nomeadamente na definição de objetivos e na planificação e gestão do tempo de estudo, quando comparados com os alunos não intervencionados. Os estudantes mostraram-se satisfeitos com o PIME-ESA assim como com os temas que abordou. Este trabalho conta contribuir para a promoção da qualidade do e no ensino superior Angolano possibilitando uma maior reflexão em torno dos métodos de estudo como facilitadores da apreensão e construção de conhecimentos, e consequentemente melhoria do rendimento académico, diminuição do abandono académico e posterior promoção do sucesso escolar em Angola.
palavras-chave: Programa Psicoeducativo, métodos de estudo, competências, sucesso académico, Ensino Superior; intervenção psicoeducativa