O CIDTFF participa, até ao momento, em três candidaturas aprovadas para financiamento, ao abrigo da Ação Chave 2 – Parcerias Estratégicas do programa ERASMUS+.
“MIND SAFETY” e “KOINOS”: “MIND SAFETY – Safety Matters!” e “Koinos” são os nomes dos dois projetos aprovados para financiamento e em que a UA/CIDTFF entra como instituição parceira. MIND SAFETY, em português “Mentes Seguras – a segurança conta”, tem investigador principal do CIDTFF, Rui Vieira e será coordenado pela Autoridade para as condições do Trabalho. Já o projeto KOINOS – “European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices” será liderado por Barcelona. Os dois projectos, cujo início está previsto para setembro, decorrerão ao longo de três anos e contam, em conjunto, com um financiamento global superior a €600 000.
SPIRAL: Também o LALE entra como parceiro associado num projeto aprovado ao abrigo deste programa – “SPIRAL”. Ainda que não represente qualquer captação de financiamento para a UA/CIDTFF, os investigadores do LALE poderão ser envolvidos no projecto, participando voluntariamente nas actividades desenvolvidas e aceder aos respetivos resultados, havendo também a possibilidade de integrarem o Advisory Board.
As Parcerias Estratégicas têm como finalidade apoiar o desenvolvimento, transferência e/ou implementação de práticas inovadoras, assim como a implementação de iniciativas conjuntas com vista à promoção da Cooperação, a aprendizagem entre pares e o intercâmbio de experiências a nível europeu. Embora a data das candidaturas de 2016 ainda não tenha sido divulgada, estas acontecerão, previsivelmente, durante o mês de março.
Às equipas, as nossas sinceras felicitações e votos de um excelente e frutífero trabalho.