Valentina Piacentini, investigadora do CIDTFF, integra a Ação COST “CLIL Network for Languages in Education: Towards bi- and multilingual disciplinary literacies” (CLILNetLE, CA21114), que vem responder à passagem para o ensino regular de Content-and-Language-Integrated-Learning (CLIL).

Esta ação procura desenvolver uma agenda de investigação impactante e partilhada e uma estratégia de divulgação, visando o potencial educativo da CLIL, a fim de apoiar o desenvolvimento de literacias disciplinares bi/multilingues, integrando clusters de investigação do ensino de línguas, centrando-se na CLIL e em especialistas em educação temática que trabalham na educação através da língua principal do ensino.

O envolvimento da investigadora começou com o apoio na revisão do projeto para a ressubmissão da candidatura em outubro 2021. No dia 15 de dezembro de 2022, a investigadora participou na reunião de arranque do grupo de trabalho 4 “Learning and using bi/multilingual disciplinary literacies in digital media and outside school”, e em janeiro também participará no grupo 2 “Learning and using bi-and multilingual disciplinary literacies in specific subjects”.

Esta colaboração baseia-se no(s) estudo(s) de Valentina Piacentini sobre a compreensão (do contributo) da prática da abordagem CLIL nas aulas de ciências como um ambiente language-aware favorável ao ensino e aprendizagem das ciências. Ao mesmo tempo, vai ao encontro dos objetivos do Smart Knowledge Garden (SKG), projeto onde está integrada, para o desenvolvimento de uma abordagem plural da educação, formação e investigação, tendo uma perspetiva holística do conhecimento, que articule espaços formais, não formais e informais da educação, também através do uso da tecnologia.

Para mais informação, convidamos a consultar a página da Ação COST, e a ler o resumo disponibilizado abaixo:

This Action responds to the move into mainstream education of Content-and-Language-Integrated-Learning (CLIL), i.e., the teaching of non-language subjects through a foreign language. Ongoing challenges in CLIL practice and research negatively affect the realisation of CLIL’s full potential, which lies primarily in helping school-leavers achieve the competence to use at least one foreign language confidently for professional and academic purposes. Young Europeans clearly require such bi/multilingual disciplinary literacies, complementing that in their first language, to succeed in employment and  higher education. 

Through connecting researchers across Europe, this Action will develop an impactful, shared research agenda and dissemination strategy, targeting CLIL’s educational potential to support the development of bi/multilingual disciplinary literacies. This Action, for the first time, integrates research clusters from language education, focusing on CLIL and subject education experts working on education through the main language of education. To allow for a holistic understanding of the use and development of bi/multilingual disciplinary literacies, further expertise on digital media and multilingual schools is included.