20 janeiro, 2023 | 10h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 20 de janeiro de 2023, pelas 10h00, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em  Educação Ana Rita Monteiro Rodrigues, com o título “Jogos com Realidade Aumentada em dispositivos móveis no âmbito do EduPARK para promoção da conservação da Natureza”.

Ana Rita Rodrigues é orientada pelas investigadoras Lúcia Maria Teixeira Pombo (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro) e Maria Teresa Bixirão Neto (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).

ver mais

– – – – –

Resumo:

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) constitui-se um grande desafio para o ensino, pressupondo abordagens flexíveis do currículo e centradas na interdisciplinaridade. A presente investigação integra-se no Projeto EduPARK e surgiu ao aliar a necessidade de conservar a natureza com a tendência crescente da utilização de dispositivos móveis por parte dos jovens. O projeto desenvolveu a app EduPARK que promove uma experiência de aprendizagem interdisciplinar, ativa e contextualizada através de estratégias de ensino inovadoras que combinam mobile learning, game-based learning (GBL) e realidade aumentada (RA) com base em princípios de geocaching num ambiente de aprendizagem outdoor, o Parque Infante D. Pedro, em Aveiro. O objetivo deste estudo foi investigar de que forma as estratégias utilizadas pela app EduPARK, com exploração do guião educativo interdisciplinar sob a forma de um jogo em formato quiz, criado no âmbito desta tese, promovem a motivação, a construção de conhecimento e sensibilizam para a mudança de atitude nos alunos em contexto de educação formal e não formal, ao nível da conservação da natureza. Sob orientação qualitativa e com o suporte do paradigma sociocrítico realizou-se um estudo de caso com 233 alunos em contextos de educação formal outdoor (envolvendo escolas) e educação não formal (envolvendo centros de estudo e centros de ocupação de tempos livres). A metodologia inclui inquérito (questionário pré e pós jogo e focus group); observação estruturada (grelha de observação) e análise documental (registos da app EduPARK). Os resultados obtidos mostram que o guião integrado na app EduPARK, em contexto outdoor, promoveu a motivação dos alunos para a aprendizagem. Os alunos revelaram que o que mais os motivou foi estarem ao ar livre, jogar em equipa e explorar a RA. Com base na aplicação de questionários pré e pós jogo, foi possível avaliar o nível de conhecimento dos participantes sobre questões relacionadas com a biodiversidade e alterações climáticas, bem como as suas atitudes de conservação da natureza. Verificou-se que os alunos já tinham alguns conhecimentos, mas que após a atividade se sentiram mais seguros e com conhecimento mais consolidado relativamente a conteúdos relacionados com a conservação da natureza; como por exemplo, a reciclagem do óleo, a conservação dos oceanos e o desperdício alimentar. No focus group os alunos mencionaram que o jogo foi divertido, educativo, interessante e inovador. Os resultados sugerem, ainda, que a app promoveu a consolidação de conhecimentos segundo a perspetiva integradora de várias áreas (Ciências, Matemática, Educação para a Cidadania) e que a RA e os recursos multimédia auxiliam os alunos a desenvolver uma melhor compreensão dos conteúdos relacionados com a conservação da natureza. Na visão dos professores, a app EduPARK com recurso à RA motiva os alunos para as aprendizagens, promove conhecimentos interdisciplinares e sensibiliza-os para a conservação da natureza.

Palavras chave: EduPARK, Conservação da natureza, Mobile learning, Game-based learning, Realidade Aumentada, Interdisciplinaridade