17 janeiro, 2023 | 9h00 | Videoconferência

Realizam-se no dia 17 de janeiro de 2023, pelas 9h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação Ana Catarina Freitas de Oliveira, com o título “Os fatores psicossociais de risco do intérprete de língua gestual portuguesa em contexto educativo”.

Ana Oliveira é orientada por Anabela Maria Sousa Pereira (CIDTFF, DEP, UA), e coorientada por Susana Barbosa de Sousa (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto) e Susana Isabel Janeiro Ambrósio (CIDTFF, DEP, UA).

ver mais | acesso à sessão pública

– – – – –

Resumo:

Resultado das transformações a que o mundo laboral vem sendo sujeito, a par de contextos organizacionais mais competitivos, onde emergem novos processos de trabalho e novas formas de organização do trabalho, as questões psicossociais do ambiente de trabalho são cada vez mais valorizadas. Reconhecendo-se a importância que o intérprete de língua gestual portuguesa desempenha no contexto educativo e que as mudanças no mundo laboral também impactaram este profissional e o contexto em que atua, este estudo pretende conhecer os fatores psicossociais de risco no desempenho das funções do intérprete de língua gestual portuguesa em contexto educativo. Trata-se de um estudo correlacional, no qual participaram 47 intérpretes, que responderam a um questionário sociodemográfico e ao COPSOQ III (para avaliar os fatores psicossociais de risco). Os resultados demonstram que os intérpretes de língua gestual portuguesa que participaram no estudo apresentaram altos níveis de exposição relativamente a fatores como ritmo; exigências cognitivas; exigências emocionais; conflito de papéis laborais; burnout; controlo sobre o tempo de trabalho; previsibilidade; qualidade da liderança; suporte social de supervisores; e conflito trabalho-família. São sugeridos novos estudos com amostra mais significativa, visando a generalização dos resultados, bem como o estudo das relações de vários fatores sociodemográficos, que não apenas a idade, com os vários fatores de risco psicossociais.

Palavras-chave: Trabalho; Risco; Fatores de Risco Psicossociais; Intérprete de Língua Gestual; Contexto Educativo.