Daniela Pedrosa (CIDTFF), José Paulo Cravino (CIDTFF) & Leonel Morgado (Orgs.) | Universidade Aberta

Organizado pelos investigadores Daniela Pedrosa (CIDTFF), José Paulo Cravino (CIDTFF) & Leonel Morgado, o livro conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF, nomeadamente ao nível dos capítulos:

– “1. Apresentação da abordagem didática e-SimProgramming”, por Ricardo Rodrigues Nunes, Daniela Pedrosa (CIDTFF) e Leonel Morgado;

– “2.2. Autorregulação e corregulação das aprendizagens”, por Daniela Pedrosa (CIDTFF);

– “2.3. Avaliação formativa na abordagem e-SimProgramming”, por Rodrigo Faria, Fernanda Cristina Ribeiro Faria, Betina Lopes (CIDTFF) e Daniela Pedrosa (CIDTFF);

– “3. Planificação pedagógica”, por Mário Madureira Fontes, José Paulo Cravino (CIDTFF), Daniela Pedrosa (CIDTFF) e Leonel Morgado;

– “4. A concretização prática da planificação das tarefas e dinâmicas da abordagem e-SimProgramming”, por Maria Castelhano, Teresa Pessoa e Daniela Pedrosa (CIDTFF);

– “5. Montagem da disciplina: listas de tarefas, sistemas de cores e outras considerações práticas”, por Cristiane Jorge, Leonel Morgado, Pedro Pestana e Daniela Pedrosa (CIDTFF);

– “6.2. Calendarização da atividade docente (marcos, avaliação feedback), por Pedro Pestana, Leonel Morgado e Daniela Pedrosa (CIDTFF);

– “7.1. Desafios metacognitivos: como o docente pode analisar e intervir” por Daniela Pedrosa (CIDTFF).

Descrição:

A abordagem e-SimProgramming surge da preocupação com a complexidade do ensino de engenharia de software, onde se requer que os estudantes desenvolvam sinergicamente conhecimentos técnicos avançados e competências cognitivas e comportamentais avançadas. É um desafio de aprendizagem que surge numa fase de transição, em que os estudantes transitam de um nível inicial de competências de programação para um nível de proficiência, mais contribuindo para a complexidade deste contexto. Baseia-se esta abordagem em quatro fundamentos conceptuais: (1) Aprendizagem imersiva (2) Autorregulação da aprendizagem (3) Corregulação da aprendizagem e (4) Avaliação formativa. Nela, os estudantes desenvolvem em equipa as atividades, em imersão num ambiente empresarial simulado. Através de narrativas, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto. Nele deparam-se com dilemas e dificuldades que requerem capacidade de pensamento abstrato, além de desenvolverem competências de trabalho em equipa valorizadas pelo mercado laboral, onde o trabalho de programação é geralmente feito em equipas de maior ou menor dimensão. Através de estratégias pedagógicas que ativamente apoiam os estudantes a desenvolver competências de autorregulação e corregulação das suas aprendizagens, são apoiados neste processo e contexto complexos. A abordagem e-SimProgramming assume ainda a necessidade de apoio do estudante através de técnicas de acompanhamento, monitorização e de intervenção por parte do docente no processo de ensino e de aprendizagem de forma regular e em momentos cruciais. Este apoio assume caráter formativo, motivacional ou apoio geral ao estudante. Estes fundamentos da abordagem e-SimProgramming são colocados em prática através de várias dimensões que são explanadas e exemplificadas ao longo do livro, começando pelos conceitos teóricos, passando à planificação pedagógica e à conceção de atividades e materiais, desaguando depois nas planificação e execução das práticas de acompanhamento e intervenção docente, com painéis de instrumentos de apoio, que são apresentados em versões mais e menos elaboradas, conforme a disponibilidade de cada docente para a sua produção.

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Referência:
Pedrosa, D., Cravino, J. P., & Morgado, L. (2022). E-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software. Universidade Aberta. http://resellers.euebooks.com/uab/book/e-simprogramming-planificar-conceber-e-acompanhar-atividades-didaticas-online-de-engenharia-de-software/H0K8YX