6 fevereiro, 2023 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 6 de fevereiro de 2023, pelas 14h30, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Ana Raquel da Silva Cabral de Carvalho, com o título “A mentoria entre pares e o seu impacte no processo de aprendizagem de alunos mentores em modelo mediado pelas tecnologias digitais”.
Ana Raquel Carvalho é orientada por Carlos Santos (DigiMedia, DeCA, UA).
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Resumo:
Ensinar e aprender no séc. XXI implica atender a um novo paradigma relativo à relação do ser humano com o conhecimento, traduzível numa maior valorização do caráter instrumental desse conhecimento, assim como do desenvolvimento de competências técnicas e transversais em âmbitos tão amplos como os do metaconhecimento, conhecimento humanístico e fundamental. A mentoria entre pares congrega, enquanto abordagem pedagógica de cariz socioconstrutivista, características diferenciadoras, exaltadas na literatura pela pertinência ao nível dos contributos trazidos para contextos de educação formal, nomeadamente pela visão holística do processo de ensino e aprendizagem, pela atribuição de novos papéis a alunos e professores, pela promoção de estratégias centradas no aluno e facilitadoras do trabalho colaborativo e da partilha de conhecimento, assim como de novas formas de interação e de uma participação ativa, autónoma e responsável dos estudantes ao longo do processo de coconstrução de conhecimento. Contudo, é também reportada na literatura a necessidade de se reunir mais evidências acerca das condições em que abordagens na área da mentoria entre pares são particularmente eficazes, ao nível do impacte positivo no desempenho académico dos alunos, sobretudo nos mentores, com particular destaque para o estímulo de níveis de aprendizagem mais profundos, decorrentes do desenvolvimento de competências metacognitivas, em níveis de ensino não superior. A presente tese, implementada no âmbito da abordagem metodológica Educational Design Research, visa, desta forma, trazer evidências acerca da eficácia de um protótipo de programa de mentoria entre pares, desenvolvido tendo por base a inclusão de estratégias pedagógicas complementares, como a aprendizagem por desafio e por projeto e a mediação das tecnologias digitais, no âmbito da aprendizagem de Inglês (língua estrangeira, LE), em níveis de ensino básico e secundário. O estudo, implementado em três Agrupamentos de escola básica e secundária, no ano letivo 2020/2021, envolveu 47 alunos mentores, 72 alunos mentorandos e 7 professores de Inglês (LE) e implicou o recurso a métodos mistos de análise de dados, nomeadamente, a estatística descritiva e inferencial e a análise de conteúdo. Pretendeu-se, assim, aferir o impacte da participação no referido programa, nos alunos mentores, relativamente a aspetos das dimensões cognitiva, afetiva e social, nomeadamente o desenvolvimento de competências metacognitivas, da motivação para a aprendizagem e de competências de colaboração e comunicação, assim como avaliar o papel das tecnologias digitais na implementação do protótipo. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no programa de mentoria teve um impacte positivo e significativo no desenvolvimento de competências metacognitivas e de colaboração e comunicação dos mentores e que o papel das tecnologias digitais foi determinante, tanto na promoção das áreas de competência “interação” e “partilha através das tecnologias digitais” (no âmbito das competências de colaboração e comunicação), como do caráter imersivo e inovador das situações de aprendizagem proporcionadas. Comprovou-se, assim, que à luz dos quatro critérios gerais de qualidade das intervenções educativas, nomeadamente, a relevância, consistência, praticabilidade e eficácia, e dos propósitos desta tese, o protótipo desenvolvido revelou pertinência, adequabilidade e eficiência. Os contributos da tese para a área de Multimédia em Educação são extensíveis aos âmbitos teórico, metodológico e pedagógico, esperando-se que sejam válidos tanto para a disseminação da mentoria entre pares nos meios educativo e académico como para a tomada de decisões ao nível de políticas educativas no ensino básico e secundário, que consagrem a opção por esta abordagem pedagógica e a sistematização de orientações quanto a uma implementação eficaz da mesma.
Palavras-chave: mentoria entre pares, tecnologias digitais, aprendizagem por desafio, aprendizagem por projeto, ensino e aprendizagem de Inglês, ensino básico e secundário.