Já se encontra disponível o 10º episódio da iniciativa de Comunicação de Ciência em Educação “Educação à Escuta”, intitulado “Educação para a Ciência”, moderado pela investigadora do CIDTFF, Isabel P. Martins, e que recebe:

• Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva,
  • Ana Costa Freitas, presidente da Associação AMONET e antiga Reitora da Universidade de Évora,
  • e Luísa Schmidt, investigadora, jornalista em sociologia do ambiente e autora do livro “Portugal: Ambientes de Mudança – Erros, Mentiras e Conquistas”.

Tendo como base os desenvolvimentos dos últimos 3 anos – particularmente propícios para falar sobre ciência e do papel e do valor social do conhecimento científico – e de como a ciência e o conhecimento foram indispensáveis durante a pandemia de COVID-19, havendo uma grande necessidade de literacia científica e de saúde e interpretação de dados sustentada pela educação para a ciência, convidadas e moderadora procuraram responder às questões: Educar para a ciência é o mesmo que educar ciências? Educar para a ciência é uma responsabilidade da Escola ou existem outros atores responsáveis por esse desígnio? Educar para a ciência e cidadania têm alguma relação?

Veja o décimo episódio, já disponível no canal de Youtube da Bertrand Editora:

Educação à Escuta é uma iniciativa desenvolvida numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a Bertrand Editora, coordenada pela investigadora do CIDTFF Susana Ambrósio no âmbito do projeto de Investigação SKG_ON | Science Communication within the Smart Knowledge Garden: enhancing Outreach in Education and Networking to foster the sustainability of CIDTFF’s research.