António Cachapuz (CIDTFF) | Vitruvian Cogitationes, 3(2), pp. 64-80

Resumo:

Apresenta-se uma reflexão crítica sobre três problemáticas pertinentes da educação em ciências – orientação do ensino, reconceptualização curricular e pesquisa/inovação – visando estimular o seu debate e sugerir caminhos possíveis para a sua melhoria no quadro de uma educação em ciências para a cidadania. O estudo está ancorado em princípios epistémicos da Complexidade de Morin, em particular, a multidimensionalidade, multirreferencialidade e incompletude do conhecimento. Dirige-se sobretudo aos professores de ciências (ensino não superior) e formadores de professores de ciências tendo em vista o seu desenvolvimento profissional. O estudo adota uma abordagem da pesquisa qualitativa de natureza interpretativa de dados oriundos de fontes diversas. Na discussão sobre estratégias para a mudança, o estudo debruça-se sobre o debate em curso sobre as orientações STEM/CTS (orientação do ensino), sobre alternativas à arquitetura curricular (currículo) e sobre a reorientação do papel da pesquisa como inovação, estratégias a levar a cabo de forma articulada.

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Referência:
Cachapuz, A. (2022). Educação em Ciências: contributos para a mudança. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 64-80. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/65705