30 março, 2023 | 14h00 | Videoconferência

Realizam-se no dia 30 de março de 2023, pelas 14h00, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Carla Susana Nunes Ferreira Vieira (CIDTFF, DEP, UA), com o título “Avaliação do ensino centrado no estudante nos Cursos de Engenharia da Universidade de Aveiro”.

Carla Ferreira Vieira é orientada por Isabel Huet (CIDTFF, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta) e Margarida Lopes (Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Aveiro).

ver mais | acesso à sessão pública

– – – – –

Resumo:

Com a implementação do Processo de Bolonha assume-se a necessidade de introduzir, nas instituições de Ensino Superior, sistemas de garantia da qualidade, através de procedimentos internos que englobem o processo de ensino já institucionalizado, e que sejam do conhecimento de toda a comunidade académica. Isto para permitir que estes sistemas sejam desencadeadores de procedimentos dinâmicos que promovam melhorias nos processos em prol da procura e efetivação da qualidade (Blackmur, 2008). Porém, a consequente ’transformação cosmética dos Cursos’ (Huet, Sousa, & Costa, 2009), não se tem revelado suficiente para responder aos desafios que o ensino centrado no estudante, e o consequente desenvolvimento das suas capacidades, exige, como consta no Decreto-Lei 74/2006. Urge, assim, a necessidade de se proceder a uma avaliação e monitorização dos processos de ensino e aprendizagem com o objetivo de melhorar os referidos processos. Neste contexto, o objectivo geral da presente investigação émonitorizar e avaliar a qualidade do ensino centrado no estudante nos cursos de engenharia da Universidade de Aveiro. Neste sentido, considerando o plano de investigação traçado, assumiram-se como objetivos específicos: (i) Perceber como os docentes e estudantes percecionam a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; (ii) Compreender de que forma os docentes promovem e praticam um ensino centrado no estudante e promotor de aprendizagens ativas; (iii) Identificar os fatores que podem determinar e/ou influenciar os ‘Pontos Fortes’ e os ‘Pontos Fracos’ identificados por discentes, docentes, diretores de curso e diretores de departamento/Escola; (iv) Conhecer as estratégias/medidas implementadas ou a implementar para colmatar os pontos identificados como ‘Pontos Fracos’.Este processo permitirá identificar e perceber as práticas efetivas dos docentes na promoção de aprendizagens ativas, não só potenciadoras de competências científicas próprias, mas também de competências genéricas. Os resultados deste processo de avaliação e monitorização servirão como complemento/aprofundamento aos dados recolhidos pelo Sistema Interno de Garantia da Qualidade dos Processos de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Aveiro.