Isabel Alarcão (CIDTFF) | in Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação, pp. 507-510

O capítulo da autoria da investigadora Isabel Alarcão (CIDTFF), é um dos textos que integram a secção de epílogo do livro “Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação”, sobre “Ensinar metodologias qualitativas de investigação: breves narrativas autobiográficas”.

Sinopse do livro:

O livro debate diversos temas, contextos e desafios metodológicos do fazer ciência, no âmbito da utilização de metodologias qualitativas de investigação em áreas sociais e humanas. Alia-se a teoria à aplicação do conhecimento através da apresentação de exemplos. Dirige-se sobretudo a estudantes de pós-graduação, que lidam com dilemas em termos da conceção dos seus projetos de investigação, mas também pode ser útil para estudantes em níveis iniciais de formação superior, bem como para investigadores/as em diferentes fases da sua carreira. Discutem-se as especificidades do trabalho científico com pessoas de diferentes faixas etárias, desde as crianças às pessoas de idade adulta avançada. Também se reflete sobre questões metodológicas inerentes a contextos variados, mais privados ou mais públicos, e apresentam-se novas possibilidades de aliar a ciência ao ensino. Cumprindo a missão de tornar o conhecimento científico público, a obra integra contributos sobre a escrita científica e a comunicação em ciência. Apresenta-se um glossário não exaustivo de termos para promover uma leitura mais fácil dos capítulos da obra.

ver mais

– – – – –

Referência:
Alarcão, I. (2023). É possível/difícil ensinar a realizar investigação qualitativa?. In C. C. Vieira (coord.), Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação (pp. 507-510). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2235-4