No dia 5 de junho, pelas 14h, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, realizar-se-ão as provas de doutoramento de Teresa Margarida Figueiredo Malheiro de Sousa com o título “Práticas educativas/reabilitativas na área da linguagem: importância dos processos de compartilha de conhecimentos e recursos”.

Orientação científica:  Paula Santos (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia) e Ana Margarida Pisco (Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro)

Seguem um resumo e palavras-chave disponibilizados pela doutoranda.

Resumo: Devido à sua elevada prevalência, complexidade e implicações em outras áreas desenvolvimentais, as dificuldades que algumas crianças/jovens experienciam na linguagem oral e escrita desafiam os agentes educativos (pais, profissionais de educação e de saúde) a criarem práticas educacionais e terapêuticas que articulem as diferentes áreas de conhecimento, com vista a uma intervenção direcionada às especificidades de cada criança/jovem com Necessidades Especiais (NE) e, consequentemente, à promoção do seu sucesso educativo e social.

Partindo da questão “- Como facilitar as práticas educativas e reabilitativas em crianças/jovens com dificuldades na linguagem oral e escrita?”, concebemos e desenvolvemos um website denominado Compartilha. Este espaço online foi criado com a finalidade de promover uma cultura de compartilha de conhecimentos, dúvidas e recursos na área das NE, nomeadamente, no campo da linguagem oral e escrita.

Através de uma metodologia de investigação-ação, num primeiro ciclo que durou nove meses e contou com a participação de um grupo piloto, foi promovida uma série de dinâmicas com o propósito de facilitar os processos de compartilha no website. No segundo ciclo, e durante três meses, propôs-se um modelo combinado entre a modalidade online e a presencial, com a personalização de recursos para problemáticas específicas. Houve evidências de uma maior interação e partilha ao longo do período de teste, verificando-se uma melhoria da consciencialização da importância das práticas de reflexão, comunicação e partilha. Constatou-se que os recursos partilhados, devido ao seu rigor científico, contextual e representativo, contribuíram para a melhoria das práticas educativas/reabilitativas dos participantes. A adaptação e personalização dos materiais e recursos promoveu a motivação, atenção e a permanência na tarefa, facilitando a intervenção e o treino específico das áreas deficitárias.

Este estudo evidenciou a necessidade e a importância da implementação de dinâmicas de compartilha e de aprendizagem colaborativa, no sentido de facilitar e adaptar o processo ensino/aprendizagem a crianças com dificuldades de linguagem oral e escrita. O espaço online Compartilha, pela sua organização e características, poderá facilitar esses processos colaborativos, sendo uma ferramenta útil para as práticas educativas/reabilitativas.

 

Palavras-chave: Colaboração / Compartilha; Necessidades Especiais; Recursos Educativos; Educação/Reabilitação; Competências Linguísticas