No âmbito do Projeto Erasmus+ DIGI-Prof, foi organizada uma formação dirigida a professores, promovendo o trabalho colaborativo internacional entre os parceiros envolvidos.

Os participantes puderam desenvolver as suas competências principalmente no que diz respeito:

• ao desenvolvimento de estratégias de avaliação digital transparentes;
  • à definição de estratégias para envolver e monitorizar os estudantes em ambiente online;
  • à criação e emissão de microcredenciais digitais para o Europass através de VLE institucionais.

Os investigadores António Moreira (DEP/UA, CIDTFF), e Ana Balula e Sandra Vasconcelos (ESTGA, CIDTFF) participaram na definição do programa juntamente com investigadores da Vytautas Magnus University (Lituânia), Universitat Oberta de Catalunya (Espanha), Uniwersytet Slaski (Polónia), Duale Hochschule Baden-Württemberg Heilbronn (Alemanha) e EDEN Digital Learning Europe (Estónia), parceiros do projeto.

A formação aconteceu em Barcelona, na Universitat Oberta de Catalunya, entre os dias 8 e 12 de maio, e a investigadora Rita Costa (ESTGA, CIDTFF) foi uma das professoras convidadas para receber esta formação.

– – – – –

O projeto DIGI-Prof – Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors (Ref.ª 2021-1-LT01-KA220-HED-000031154) pretende desenvolver metodologias e orientações para os professores do ensino superior ao nível da avaliação de aprendizagem online, com base nos quadros de referência DigCompOrg e DigCompEdu.