As investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá e Nilza Costa e o membro do PAISE-STP Maria Vaz organizaram, no passado dia 10 de junho, em colaboração com o projeto PAISE-STP e a Secretaria de Assuntos Sociais e Capital Humano da RAP, as Jornadas Pedagógicas Rede de Investigação em Educação em S. Tomé e Príncipe. Foco no estudo “Relação Escola Comunidade na RAP- que Parcerias para que Escola?”.
As Jornadas decorreram no quadro das atividades da Rede de Investigação em Educação – São Tomé e Príncipe (RIE-STP), constituída em 2021 no quadro do Programa de Apoio Integrado ao Sector Educativo (PAISE-STP) e no âmbito das quais foi recentemente publicado o documento “Compreender para agir: cinco estudos da rede de investigação em educação: São Tomé e Príncipe (PAISE-STP)”. A rede, que é coordenada por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) e por José Carlos Aragão (PAISE-STP), tem como principal finalidade desenvolver, nos vários parceiros, rotinas, conhecimentos, competências e atitudes de investigação em Educação, numa perspetiva emancipatória, transformadora e de sustentabilidade da investigação em S. Tomé e Príncipe.
O programa completo das Jornadas pode ser consultado aqui.
Estas jornadas foram também dados a conhecer no telejornal na TVS, televisão nacional de São Tomé e Príncipe, a 12 de junho de 2023, entre os 17 minutos e 33 segundos e 21 minutos e 42 segundos: