Rui Neves (CIDTFF), Diana Morato Almeida & Arminda Capela | Retos, 49, pp. 732–738

Resumo:

As Provas de Aferição em Educação Física (PAEF) integram um processo de avaliação externa dos alunos da escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e do desenvolvimento do currículo da área de Educação Física (EF) neste nível. Assim, a opinião e visão dos pais e encarregados de educação (PEE) acerca das PAEF, parece-nos ser um fator relevante. Neste trabalho analisam-se a forma como 127 PEE dos alunos do 2º ano de escolaridade percecionam as PAEF desenvolvidas na escola do 1º CEB, com base nos dados recolhidos através de um questionário. As questões sobre as PAEF incidiram sobre: i) identificação do seu conhecimento; ii) caraterização da perceção dos seus objetivos e conteúdo e iii) conhecimento do nível de impacte destas nos seus educandos. A informação foi tratada em termos de análise de conteúdo, tendo sido criada para uma das questões um conjunto de categorias de análise. Os resultados evidenciaram que um número muito relevante de PEE conhecem as PAEF, e consideram que estas têm um valor muito positivo para a evolução dos seus educandos, pelo seu papel de avaliação formativa. Ao mesmo tempo que consideram que as PAEF despertam um forte interesse nos seus educandos. Poderemos concluir que os PEE conhecendo as PAEF consideram-nas muito positivamente, sendo capazes de identificar objetivos e conteúdos, com impacte e interesse nos alunos.

ver mais

– – – – –

Referência:
Neves, R., Almeida, D. M., & Capela, A. (2023). As Provas de Aferição em Educação Física no 1º CEB. O olhar dos pais e encarregados de educação. Retos, 49, 732-738. https://doi.org/10.47197/retos.v49.98056