Entre os dias 9 e 11 de julho de 2023, teve lugar em Águeda a 7ª edição do Docência+. Este programa é uma iniciativa conjunta da Universidade de Aveiro, através do Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor, e da Universidade do Minho, através do Centro-IDEA.

Desde a sua 1ª edição, mais de 500 docentes já frequentaram este programa formativo, com foco na inovação pedagógica, e introduziram transformações nas Unidades Curriculares que lecionaram.

Nesta 7ª edição, as investigadoras do CIDTFF Ana Rodrigues (Professora DEP/UA), Gabriela Reses (Investigadora de Doutoramento FCT/DEP/UA) e Vânia Carlos (Professora DEP/UA) desenvolveram, em parceria com Rui Oliveira (Professor do Departamento de Biologia/UMinho) o Workshop “Active Learning: que rotas possíveis”.

A formação possibilitou aos 50 professores participantes do “Docência +” refletirem sobre a relevância da aprendizagem ativa para o desenvolvimento dos estudantes do Ensino Superior, e discutirem sobre diferentes estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem ativas, tendo variados recursos e evidências científicas como apoio. Por fim, os docentes foram mobilizados a pensarem no modo como as abordagens pedagógicas centradas nos estudantes poderiam ser implementadas nas suas Unidades Curriculares de forma a favorecer a inovação pedagógica, com  foco em melhores resultados de aprendizagem dos alunos.

Estiveram também presentes no Docência+, as investigadoras do CIDTFF Diana Oliveira (DEP, UA) e Marília Rua (ESSUA).