Por motivos de força maior, o II Encontro de Reflexão e Capacitação da Comunidade FOCO CG será adiado para setembro de 2023, em data a confirmar.

No próximo dia 28 de julho de 2023, entre as 10h00 e as 17h30, irá realizar-se, na sala SALT do Departamento de Educação e Psicologia, o II Encontro de Reflexão e Capacitação da Comunidade FOCO CG – Formar e Colaborar para a Cidadania Global. 

A FOCO CG é uma comunidade de prática fundada por pessoas ligadas à Universidade de Aveiro e que conta atualmente com mais de 30 membros nacionais e internacionais que partilham interesses comuns no âmbito da Educação para a Cidadania Global. A sua missão é construir respostas colaborativamente refletidas sobre questões sensíveis ao exercício da cidadania global em contextos locais, com vista à transformação social.

O encontro destina-se aos membros da Comunidade FOCO CG e será presencial, mas incluirá dois momentos – “À conversa com… La Salete Coelho” e a mesa redonda intitulada “Práticas de Educação para a Cidadania Global em contexto formal e não formal”, com pessoas professoras dos Programas Cartas com Ciência – que decorrerão em formato híbrido e serão abertos a todas as pessoas interessadas.

O programa do encontro contará com a presença como pessoas oradoras de:

  • La Salete Coelho, educadora e investigadora em Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Magda Fátima Gomes Ascensão, professora no Programa Cartas com Ciência, Madeira, Portugal
  • Marcelino Có, professor no Programa Cartas com Ciência, Guiné Bissau
  • Carla Andrade, professora no Programa Cartas com Ciência, Praia, Cabo Verde
  • Manuel Neto, professor no Programa Cartas com Ciência, São Paulo, Brasil

Esta comunidade, criada pela investigadora do CIDTFF Mónica Lourenço, visa agregar pessoas com perfis diferenciados, mas que partilham interesses comuns no âmbito da educação para a cidadania global, e que, em conjunto, vão (re)construindo conhecimento e (re)imaginando respostas alternativas aos desafios que as sociedades enfrentam atualmente, a nível local e global.

A comunidade encontra-se aberta em permanência à entrada de novos membros. Podem integrar a comunidade professores de todos os níveis educativos, formadores de professores, investigadores, estudantes do Ensino Superior, membros de organizações da sociedade civil e do poder local com ligações à região de Aveiro.

Para mais informações, visite o site.