A obra “Formação Inicial de Professores. Flexibilidade e Avaliação Educativas: da Teoria à Prática”, coordenada por María Luisa Aznar Juan e João da Costa Domingues, inclui dois capítulos por investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer:

  • Isabel Alarcão (CIDTFF) | A Prática Pedagógica Supervisionada: cenário, atores, papéis e relações (pp.31-42)
  • Isabel Bernardo (CIDTFF), Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Alexandre Franco de Sá | Avaliação para as aprendizagens na aula de Filosofia no Ensino Secundário Português com recurso a tecnologias digitais (pp. 299-325)

Resumo:

“Formação Inicial de Professores. Flexibilidade e Avaliação Educativas: da Teoria à Prática” consubstancia um esforço coletivo de investigação-ação muito atual nas áreas da Didática e da Formação de Professores. Aqui se repensa essencialmente a Supervisão pedagógica, a Flexibilidade de programas, de docentes e discentes, e a avaliação educativa à luz das condições atuais do ensino-aprendizagem e dos seus alunos, tentando esclarecer dúvidas e apontando caminhos para os mais relevantes desafios neste domínio. Resultado de estudos e investigações conduzidas com rigor e realizadas sobre corpora representativos, esta obra manifesta, no seu conjunto, o quanto se pode entrever hoje como solução, mas também o quanto falta apurar em relação ao fieri permanente que constitui o próprio âmago do ensino-aprendizagem, mas também do aprender a ensinar.

ver mais

– – – – –

Referência:
Alarcão, I. (2023). A Prática Pedagógica Supervisionada: cenário, atores, papéis e relações. In M.L. Aznar Juan & J. Domingues (coords.), Formação Inicial de Professores. Flexibilidade e Avaliação Educativas: da Teoria à Prática. Imprensa da Universidade de Coimbra (pp. 31-42). https://doi.org/10.14195/978-989-26-2416-7

Bernardo, I., Vieira, R. M., & Franco de Sá, A. (2023). Avaliação para as aprendizagens na aula de Filosofia no Ensino Secundário Português com recurso a tecnologias digitais. In M.L. Aznar Juan & J. Domingues (coords.), Formação Inicial de Professores. Flexibilidade e Avaliação Educativas: da Teoria à Prática. Imprensa da Universidade de Coimbra (pp. 299-325). https://doi.org/10.14195/978-989-26-2416-7