Isabel Duarte, Maria de Lurdes Gonçalves (CIDTFF) & Sónia Melo (orgs.) | Centro de Linguística da Universidade do Porto

Já se encontra disponível, em acesso aberto, o e-book “Ensinar Português Língua de Herança como língua pluricêntrica: propostas didáticas”, organizado por Isabel Duarte, Maria de Lurdes Gonçalves (CIDTFF) e Sónia Melo.

Tal como o título indica, trata-se de um conjunto de propostas didáticas para trabalhar a língua portuguesa numa perspetiva pluricêntrica. Estas propostas resultaram de uma ação de formação realizada na coordenação de Ensino Português na Suíça.

Excerto do prefácio:

… esta obra constitui, sem sombra de dúvidas, um instrumento relevante para os professores de LP [Língua Portuguesa] em Cabo Verde, os ainda em formação e os já em exercício, e ousaria dizer, para os dos países membros da nossa comunidade plurilingue e pluricultural, em que a LP convive com as línguas autóctones, e em que as variedades nacionais da LP, vão sendo, cada vez mais, descritas e reconhecidas, mas continuam a ser menos prestigiadas do que a europeia e a brasileira, pelos seus próprios falantes mesmo quando as têm como LM [Língua Materna]. São Tomé e Príncipe é o caso paradigmático nesta matéria: devido a um processo de mudança de língua para a LP, com abandono dos crioulos autóctones, o português (de São Tomé e Príncipe) é a única língua da grande maioria das pessoas com menos de 20 anos, e o português (europeu) é ensinado como L2 nas escolas.

O mérito deste livro resulta do triplo papel que está em condições de desempenhar: i) na formação teórico-linguístico em matéria do pluricentrismo, mediante o conhecimento partilhado nos textos introdutórios; ii) na mudança de atitudes face à assunção da LP como língua pluricêntrica, à hierarquização das variedades da LP, e à possibilidade de exploração didática da pluralidade dessa língua, por via da experiência vicária em função da leitura das reflexões dos professores participantes da inovadora experiência de formação em boa hora divulgada; e ainda iii) no âmbito didático-pedagógico, pela demonstração, exemplar e variada, de como pode ser exercida, na prática, a pedagogia do pluricentrismo, matéria que dá os primeiros passos no processo de didatização.

Amália Melo Lopes (2023)

Referência:
Duarte, I., Gonçalves, M. L., & Melo, S. (orgs.) (2023). Ensinar Português Língua de Herança como língua pluricêntrica: propostas didáticas. Centro de Linguística da Universidade do Porto. https://doi.org/10.21747/978-989-9082-81-6/ens