No passado dia 13 de setembro de 2023, a investigadora do CIDTFF Daniela Pedrosa dinamizou, a convite, o Workshop de Inovação Pedagógica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) intitulado “Desafios metacognitivos para apoiar a autorregulação da aprendizagem”, dirigida aos docentes desta instituição.
Este foi um dos seis workshops que vieram no seguimento o 1º Fórum de Inovação Pedagógica da UTAD, que se realizou dia 12 de setembro, com intuito de “promover a partilha de experiências e de boas práticas pedagógicas entre os docentes das várias áreas científicas da UTAD e incentivar a sua adoção na prática docente”:
- “Desafios metacognitivos para apoiar a autorregulação da aprendizagem” e “Aprendizagem imersiva”, a 13 de setembro;
- “Programa de Tutoria e Mentoria da UTAD: como inovar?” e “Usos pedagógicos do ChatGPT”, a 14 de setembro;
- “Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para ajuda na construção de resumos gráficos, diapositivos, pósteres, etc. – usando o PowerPoint” e “Programa Informático para Gestão de Citações e de Referências Bibliográficas – EndNote, para Windows”, a 15 de setembro.

