“Entre o conhecimento e o jogo/diversão, vivemos momentos linguísticos de grande animação e convívio, nos quais entraram o mundo da imaginação (inscrito nos balões) e o mundo dos sentidos (traduzido na doçura do chocolate e rebuçados)”.

A frase acima reflete um excerto dos diversos testemunhos que chegaram ao LabELing, provenientes de alunos das Escolas Básica e Secundária de Albergaria-a-Velha, onde os investigadores do CIDTFF Andrea Ulhôa, Carolina Lourenço-Simões, Ricardo Torres e Sara Santos dinamizaram três ateliers científicos (pode consultar a notícia aqui) no âmbito do Dia Europeu das Línguas.

Os investigadores partilham algumas das experiências vividas pelos alunos nesse dia, e que reforçam a importância de iniciativas que potenciem a articulação entre investigadores e parceiros não académicos, bem como a comunicação de ciência.

“Misturou-se tudo: realidade, património oral, imaginação, doçura, alegria, diversão… os ingredientes preciosos para bons e diversos momentos de partilha e aprendizagem. Muito simbolicamente, os doces oferecidos remeter-nos-ão para o sonho, a criatividade e a esferográfica será o ponto de encontro, o registo da vida, na sua plenitude! Estas são felizes oportunidades que as  línguas / idiomas nos oferecem para sermos sempre mais solidários, empáticos, felizes e mais humanos, num universo onde todas as línguas têm lugar e coração.”

“Falamos sobre a importância das palavras e como podemos brincar com elas, lemos o livro “A Fábrica das Palavras” que falava sobre um sítio onde as palavras custavam muito dinheiro e nem todas as pessoas tinham a possibilidade de as comprar e fizemos jogos.”

“Nós lemos algumas anedotas e tentámos encontrar as perguntas e respostas, também nos contaram a história “A grande fábrica de palavas”. Além disso, jogámos um jogo, em que tínhamos de incentivar as pessoas a pegar no balão certo, sem falar. Tudo foi muito divertido! No final, recebemos doces e uma caneta.”

“Quando chegámos lá, estávamos curiosos, mas logo depois começou a atividade. Olhámos para baixo das cadeiras e tinham uns papéis, uns com perguntas e outros com respostas de alguns provérbios. E nós tínhamos de os completar corretamente.”