12 de julho, 14h | Sala de Atos Académicos do Edifício Central da Reitoria, Universidade de Aveiro

No próximo dia 12 de julho, pelas 14h00, realizar-se-ão, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central da Reitoria (25.1.31), as provas de Doutoramento em Educação, de Marta Susana Matos Oliveira com o título “O diretor de curso na Universidade: líder pedagógico ou gestor administrativo?”.

Marta Oliveira é orientada e coorientada pelos investigadores do CIDTFF Jorge Adelino Costa e Rui Marques Vieira.

Seguem o resumo e palavras-chave disponibilizados pela doutoranda.

Resumo:

O cargo de diretor de curso no ensino superior é de criação recente e ainda pouco estudado. O papel e as funções do diretor de curso surgem na sequência dos processos de massificação do ensino e da consequente necessidade de as universidades responderem a exigências como as da qualidade pedagógica e da atratividade perante os seus públicos.

A presente investigação foca-se no desempenho dos diretores de cursos de licenciatura numa Universidade pública portuguesa pretendendo aferir-se a relevância da dimensão pedagógica na sua ação, tendo em conta a sua própria perceção, bem como a dos docentes e dos alunos desses cursos. Com base numa abordagem que se socorre de perfis de liderança, pretende-se analisar e compreender as funções e o modo e ação deste líder intermédio na universidade.

O paradigma seguido neste estudo é o descritivo-interpretativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, utilizando-se, para o efeito, sobretudo um inquérito por questionário desenvolvido e aplicado em junho de 2015.

Os resultados apontam para uma perceção dos próprios que aponta para um perfil de diretor de curso como líder pedagógico, apesar dos constrangimentos burocrático-administrativos que reconhecem limitar a sua ação. No entanto, a perceção dos docentes e dos alunos não é coincidente com a daqueles, pois o diretor de curso é entendido por estes como estando mais próximo de um gestor administrativo.

Este estudo, permitindo um conhecimento mais esclarecido do desempenho do diretor de curso, em particular das dimensões pedagógica e administrativa da sua ação, poderá também contribuir para melhorar o funcionamento da organização pedagógica da universidade.

Palavras-chave: Diretor de curso; Universidade; Liderança; Gestão.