Carlos Euzébio & Rui Neves (CIDTFF) | Revista Criar Educação, 12(2), pp. 295-312

Resumo:

Os Jogos Esportivos Coletivos (JEC) ocupam lugar central como conteúdo das aulas de Educação Física (EF). Esse artigo tem como objetivo analisar a forma como professores de EF em Portugal compreendem e organizam didaticamente o conteúdo tática e estratégia em suas aulas. A partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizamos uma entrevista com seis professores que atuam em escolas da região de Aveiro em Portugal. É possível afirmar que o conteúdo tática e estratégia dos JEC está presente nas aulas de EF. Os professores procuram evitar métodos analíticos de ensino da tática e da estratégia e apresentaram dificuldades para expressar as diferenças entre os dois conceitos. Os professores apontaram como principais obstáculos para o ensino da tática e da estratégia o pouco tempo didático possível e a heterogeneidade das competências e interesses dos alunos.

Referência:
Euzébio, C., & Neves, R. (2023). O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores. Revista Criar Educação, 12(2), 295-312. https://doi.org/10.18616/ce.v12i2.8252