Pedro Duarte & Dora Fonseca (CIDTFF) | Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 31(66), pp. 1-39

Resumo:

O artigo corresponde a uma revisão sistemática da literatura, em que se procura analisar como se tem estudado a relação entre a educação primária e a avaliação pedagógico-curricular e quais são os principais resultados dessas investigações. Para a análise, consideraram-se 61 artigos com presença na Scopus e/ou na Web of Science. Enquanto principais resultados, destacam-se três ideias. A investigação privilegia trabalhos de natureza predominantemente técnica, através da validação de instrumentos. Existe uma certa desconsideração ontológica do ensino elementar, fazendo com que a investigação reforce lógicas de fragmentação curricular, deste contexto formativo. As políticas e práticas de investigação parecem não conseguir estabelecer um discurso contra-hegemónico que melhor permite analisar, problematizar e criticar as políticas educativas dominantes.

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Referência:
Duarte, P., & Fonseca, D. (2023). A avaliação pedagógico-curricular no ensino primário: Uma revisão sistemática da literatura. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 31(66), 1-39. https://doi.org/10.14507/epaa.31.7875