Margarida Lucas (CIDTFF) | In Competências digitais: Desenvolvimento e impacto na educação atual, pp. 91-105

O livro “Competências digitais: Desenvolvimento e impacto na educação atual”, coordenrado por Neuza Pedro, Cassio Santos, e João Mattar, encontra-se disponível em acesso aberto no Repositório da Universidade de Lisboa, e inclui um capítulo da autoria da investigadora Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA).

Resumo da publicação:

As competências digitais têm vindo a assumir uma crescente relevância nas agendas políticas internacionais sendo altamente reconhecida a sua presença nos vários sectores da sociedade. Este é o conceito-matriz da presente obra, a qual assume para o mesmo uma abordagem contemporânea, mas historicamente situada. Constituída por dez capítulos e assinada por 24 autores de seis países distintos, este e-book procura sistematizar referenciais conceptuais de base, instrumentos de mensuração, projetos de investigação e desenvolvimento, bem como programas de ação de âmbito nacional e transnacional no domínio das competências digitais. Este e-book procura ainda promover a reflexão sobre o impacto da aplicação expansionista do conceito de competência digital em diferentes esferas, níveis e atores constituintes do sector educativo bem como em distintas geografias.

Excerto da introdução do capítulo V:

Este capítulo descreve o percurso entre o desenvolvimento das ferramentas de autorreflexão Check-In e SELFIE for Teachers. Não pretende discutir a problemática associada ao conceito de competência digital ou de competência digital docente, alvo de diferentes trabalhos e reflexões (ex. Engen, 2019; Figueiredo, 2019; Lucas et al., 2017; Pettersson, 2018), nem discutir o referencial conceptual que está na base das duas ferramentas em análise, especificamente, o Quadro Europeu para a Competência Digital de Educadores (DigCompEdu), por contraposição a outros (ex. Abbiati
et al., 2018; Faloon, 2020; Kelentrić et al., 2017), elementos amplamente abordados na presente obra.

Referência:
Lucas, M. (2023). Da check-in à selfie for teachers: ferramentas de autorreflexão sobre competência digital. In N. Pedro, C. Santos, & J. Mattar (Coords.), Competências digitais: Desenvolvimento e impacto na educação atual (pp. 91-105). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/59595