Mário Talaia (CIDTFF) | Territorium, 30 (Il), pp. 57-68

Resumo:

O abandono da limpeza de campos florestais favoreceu o aumento do risco de incêndio. No passado, o tipo de vida nas aldeias levava ao uso de mato florestal o que permitia a limpeza de terrenos rurais. Este trabalho apresenta vetores para o risco de fogo em amontoados de sobrantes florestais. É apresentado um algoritmo construído para compreender se no local se regista a formação da condensação de vapor de água. Foram realizadas entrevistas com base num questionário elaborado para uma comunidade de residentes de aldeia para conhecer a experiência de fazerem fogo de queima de amontoados. É sugerida uma proposta para a formação de cidadania e para a educação escolar, na área da formação no que respeita aos itens que condicionam a preparação e a prevenção para a queima de amontoados.

ver mais

– – – – –

Referência:
Talaia, M. (2023). Minimizar o risco de fogo em amontoados de sobrantes florestais, através da educação escolar. Territorium, 30 (Il), 57-68. https://doi.org/10.14195/1647-7723_30-2_5