8 – 10 novembro, 2023 | Thessalónica, Grécia
Entre os dias 8 e 10 de novembro de 2023 decorreu a 4ª Reunião transnacional (RT) do projeto Erasmus+ VABIOLA – “Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital” (KA220-SCH-BA2083C5), que contou com a presença dos parceiros europeus do projeto em Thessalónica, Grécia.
Estiveram representados Académie de Lyon: DRAREIC, DFIE E CASNAV; GIP FIPAG, France; Université Lyon 1 Claude Bernard, France; Association DULALA, France; Universidade de Aveiro, Portugal; Rectorat de Lyon, France; Universidade Aristóteles de Tessalónica, Grécia; Arteveldehogeschool, Bélgica e a Região Autónoma do Vale de Aosta, Itália. Pela Universidade de Aveiro/CIDTFF, estiveram presentes as investigadoras Rosa Maria Faneca (Coordenadora institucional) e Eugénia Pereira do Departamento de Línguas e Culturas.
As principais atividades realizadas na 4ª RT foram a organização do webinar, a preparação da experimentação da Aplicação Digital inspirada no Portefólio Europeu de Línguas nos países dos vários parceiros e do plano do curso de formação internacional, concebido para incentivar a construção de um espaço europeu de educação e formação, através da mobilização em torno de ferramentas e preocupações comuns aos parceiros do projeto (PO3).
Relembra-se que o principal objetivo do projeto VABIOLA é promover os perfis plurilingues dos alunos no espaço escolar, para que sejam vistos e considerados como uma riqueza e um recurso, mas também para valorizar a diversidade de línguas presentes no ambiente das crianças monolingues.
A intenção é modernizar uma ferramenta existente que se revelou muito útil – o Portfólio Europeu de Línguas (PEL) – dando-lhe uma nova dimensão digital para o tornar mais acessível, sustentável, divertido e interativo. Este projeto envolve a produção de i) um guia pedagógico para sensibilizar e promover o plurilinguismo e a interculturalidade, ii) uma aplicação digital inspirada no Portefólio Europeu de Línguas, implementando as recomendações do guia pedagógico, e iii) um curso de formação internacional, concebido para incentivar a construção de um espaço europeu de educação e formação, através da mobilização em torno de ferramentas e preocupações comuns aos parceiros do projeto.
Na lógica da investigação-ação, é intenção dos parceiros criar e implementar atividades de formação, de disseminação e produções intelectuais baseadas em experiências de terreno e investigação.