Já se encontra disponível o terceiro volume da série “Temas” da coleção “Cadernos do LabELing” da autoria dos investigadores Francisco Luís Pereira da Rocha e Rosa Maria Faneca (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro).

Resumo:

Os anos noventa do século passado ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando o fluxo de informação; a interdependência; a mobilidade; a superação de fronteiras; a redução do espaço e do tempo, que abriram novas possibilidades de acesso à diversidade cultural.

Todo este conjunto de perplexidades e desafios marcam o nosso tempo, e exigem um olhar renovado para o papel da escola na promoção de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes de nós.

Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios em promover a compreensão e o respeito pelas diferenças culturais, em contextos educativos, através da utilização do kamishibai plurilingue.

Esta investigação enquadra-se numa abordagem exploratória de cariz qualitativa. Para o efeito, daremos a conhecer os resultados obtidos com um questionário e entrevista efetuados a crianças e educadoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inseridas num programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), bem assim como a análise aos Diários de Bordo (DB) que acompanham os kamishibai plurilingues concorrentes ao concurso nacional 2020/21 enviados pelos professores e educadores.

Referência:
Rocha, F. L. P., & Faneca, R. M. (2023). As potencialidades do kamishibai plurilingue na educação para a diversidade cultural. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/b108-1209