As investigadoras do CIDTFF Xana Sá-Pinto e Patrícia Pessoa comemoraram o Dia Mundial da Ciência com atividades dirigidas a crianças dos 5.º e 6.º anos, entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023.
Nos dias 22 e 24 de novembro, as investigadoras visitaram a escola EB2,3 Ramalho Ortigão, no Porto, onde exploraram, com seis turmas do quinto e do sexto anos, o jogo “Se eu fosse agricultor” desenvolvido no âmbito da tese de Patrícia Pessoa.
Este jogo foi desenvolvido para que os alunos compreendam as dificuldades com que se deparam os agricultores, os efeitos das alterações climáticas, e a importância da preservação da biodiversidade em espécies agrícolas.

No dia 23 de novembro, Xana Sá-Pinto visitou o Agrupamento de escolas de Resende, para explorar a atividade “As borboletas da floresta amarela” com quatro turmas dos quintos e sextos anos desta escola.
Neste jogo, os alunos são convidados a tornarem-se predadores de pintarolas e assim aprenderem sobre o processo de seleção natural e sobre a importância da preservação da biodiversidade intraespecífica para a preservação das espécies.
Também a Câmara Municipal de Resende, comemorou o Dia Mundial da Ciência de Dia Nacional da Cultura Científica com um post no Facebook, onde realçou o trabalho de investigadores e investigadoras naturais de Resende, ativos e com provas dadas no mundo da ciência, entre os quais destacamos Xana Sá-Pinto.

O Dia Mundial da Ciência, ao qual se alia o Dia Nacional da Cultura Científica (comemorado em Portugal), é celebrado a 24 de novembro, com o intuito de enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, de destacar grandes nomes da ciência, de colocar desafios para o futuro e de incentivar o gosto pela ciência nos mais novos.
No Dia Nacional da Cultura Científica é destacado o papel da ciência na formação de mentalidade, no progresso tecnológico e no desenvolvimento sustentável do país.


