Já se encontra disponível, em acesso aberto no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) o livro “Cuidar a educação em São Tomé e Príncipe: primeiros estudos de uma rede de investigação“, organizado por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) e José Carlos Aragão.

Este livro integra, para além da introdução contextualizadora, os cinco estudos desenvolvidos no âmbito dos projetos da RIE-STP, que foram sendo partilhados com toda a rede, ao longo do seu percurso, a fim de promover a sua qualidade. Foram ainda parcialmente publicados numa compilação de powerpoints narrados, intitulada “Compreender para agir: cinco estudos da rede de investigação em educação: São Tomé e Príncipe (PAISE-STP)”:

  • Todos nós somos agentes de educação! Relação escola e comunidade educativa na Região Autónoma do Príncipe –a perspetiva dos atores | Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF), Irene Ferreira & Maria Vaz Oliveira
  • Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em Educação com São Tomé e Príncipe: da caracterização de projetos financiados à apresentação de propostas futuras | Nilza Costa (CIDTFF), Pedro Meireles, Wanda da Costa & Manuel Penhor
  • Áreas críticas do desempenho dos alunos em provas aferidas de Português e de Matemática da 9.ª classe de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório a partir da análise de respostas | Ana Albuquerque e Aguilar, Beatriz Afonso, Edumila Fernandes, Gika da Cruz, Helena Afonso, Leonor Santos (CIDTFF), Madalena Cardoso & Teresa Neto (CIDTFF)
  • Funções da Supervisão Pedagógica em São Tomé e Príncipe: um olhar sobre normativos e estudos de investigação | Ana Isabel Andrade (CIDTFF) & José Carlos Aragão
  • Aprender ciência(s) a partir da leitura inclusiva: um estudo com alunos da turma piloto de cegos e amblíopes de São Tomé e Príncipe | Ana Maria Vera Cruz, Betina da Silva Lopes (CIDTFF), Diana Soares (CIDTFF), Maria José Rodrigues & Olga Santos

Inclui ainda prefácio por Isabel Viegas de Abreu (Ministério da Educação, Cultura e Ciências & Universidade de São Tomé e Príncipe) e posfácio da autoria de Luís Sebastião (Universidade de Évora).

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Abordando temáticas variadas, todas elas relevantes, ao longo das várias páginas deste livro levanta-se a ponta do véu de cada um dos assuntos eleitos para análise nesta primeira obra, apontando-se descrições, levantando-se hipóteses, apresentando-se reflexões e constatações que, para os amantes da Educação, se poderão constituir como pistas para a tomada de decisões informadas e para novos trabalhos de investigação.

Cuidar a Educação em São Tomé e Príncipe agrega experiência e conhecimento dos labirintos do Sector Educativo de São Tomé e Príncipe, contribuindo para o debate científico sobre questões relacionadas com este sector nestas pequenas ilhas do Equador que, embora conheçam já alguns estudos incipientes sobre a educação, muito podem ainda oferecer neste domínio.

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Excerto do prefácio por Isabel Viegas de Abreu

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Referência:
Araújo e Sá, M. H., & Aragão, J. C. (orgs.) (2023). Cuidar a educação em São Tomé e Príncipe: primeiros estudos de uma rede de investigação. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/3ena-te41