Flavia Gontijo, Gabriela Portugal (CIDTFF) & Luciana Ostetto | Zero-a-Seis, 25(48), pp. 548-570

Resumo:

Este artigo tece análises conceituais e práticas sobre Documentação Pedagógica, a partir de um estudo de casos múltiplos, que envolveu observação, análise documental e entrevista semiestruturada com profissionais de duas instituições de Educação Infantil (uma em Portugal e outra no Brasil). Também procedeu à revisão integrativa, mapeando estudos e práticas que tratam do tema. Na argumentação, o foco está direcionado aos modos próprios das duas instituições pesquisadas conceberem e utilizarem a documentação, assim como o apontamento dos desafios e das condições institucionais para a sua efetivação. As experiências observadas revelam processos articulados de planejar/documentar/avaliar e, à luz da revisão integrativa, novos contornos conceituais são vislumbrados: a Documentação Pedagógica é (re)definida como estratégia metodológica, no enfeixamento de perspectivas multifacetadas (didática, política, ética e estética).

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Referência:
Gontijo, F., Portugal, G., & Ostetto, L. (2023). A documentação pedagógica como estratégia metodológica: diálogo com experiências de Portugal e do Brasil. Zero-a-Seis, 25(48, Dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil), 548-570. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94207