No passado dia 18 de dezembro de 2023, a investigadora Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA) esteve presente, em representação da Universidade de Aveiro, no pré-Kick-off Meeting do projeto Erasmus+ SELF – Solo-entrepreneurship in Postpandemic Europe, liderado pela Universidade de Málaga (Espanha). O projeto enquadra-se na k-action – 2 KA220-HED – Cooperation partnerships in higher education.

A reunião de pré-lançamento teve lugar online e deu aos parceiros a oportunidade de terem uma visão geral de todo o projeto, incluindo as tarefas e os próximos passos imediatos, necessários ao efetivo começo do projeto.

Durante a reunião os parceiros discutiram também formas de divulgação do projeto, bem como alguns dos principais aspetos administrativos, financeiros e organizacionais para o bom funcionamento do mesmo.

O projeto SELF será desenvolvido de novembro de 2023 a abril de 2026 por um consórcio constituído por 7 parceiros: Universidad de Malaga (Espanha, coordenador), Universidade de Aveiro (Portugal), Ente per il Diritto allo Studio Universitario dell’ Universita Cattolicaeducatt (Itália), Institut de Haute Formation aux Politiques Communautaires (Bélgica), IDP SAS di Giancarlo Costantino (Italian Development Partners) (Itália), Internet Web Solutions SL (Espanha), Univerzita Komenskeho V Bratislave (Eslováquia).

Pretende:

• Proporcionar um quadro de aprendizagem que fomente o sentido de iniciativa e as competências de empreendedorismo individual dos estudantes do ensino superior, implementando abordagens transdisciplinares e pedagogias inovadoras
  • Reforçar as vias de autoemprego dos estudantes do ensino superior, promovendo o modelo de empreendedorismo individual e melhorando as oportunidades de aperfeiçoamento e requalificação profissional.
  • Ultrapassar a fragmentação do mercado de trabalho da União Europeira, criando um verdadeiro mercado único onde os empresários individuais possam trabalhar digitalmente.