Patrícia Christine Silva (CIDTFF) & Ana Valente Rodrigues (CIDTFF) | Revista on line de Política e Gestão Educacional, 27, e023072

Resumo:

As preocupações para a promoção da literacia científica para todos estão alinhadas com as recomendações internacionais de organizações como a ONU e OCDE. Diretrizes advogam um ensino das ciências contextualizado, sequencial e sistemático desde os primeiros anos de escolaridade. Em Portugal, o currículo de ciências do ensino primário (6-10 anos de idade) privilegia os conhecimentos em detrimento das capacidades e atitudes e valores e revela a ausência de orientações explícitas para o ensino das ciências o que motivou a sua reformulação. Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de uma proposta curricular para o ensino das ciências para os primeiros anos. Adotou-se a metodologia EDR e através da análise comparativa do atual currículo português da área de ciências, para o ensino primário com o de outros países (Singapura, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Canadá) desenhou-se uma nova proposta de projeto curricular alinhada com uma perspectiva IBSE e orientação CTS.

Palavras-chave: Ensino das Ciências, Ensino Primário, Currículo de Ciências

Referência:
Silva, P. C., & Rodrigues, A. V. (2023). Desenvolvimento de uma proposta curricular de ciências para os primeiros anos de escolaridade: Fundamentos, processo e produto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 27, e023072. https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18275