Mariana R.P. Alves, investigadora do CIDTFF e co-directora da iniciativa Cartas com Ciência, participou na Escola de Inverno “Da recolha e análise de dados ao processo de escrita científica: Abordagens qualitativas em Ciências Sociais“, dedicada a aprofundar conhecimentos em metodologias qualitativas nas ciências sociais e consolidar redes profissionais e académicas.

A Escola de Inverno, organizada pelas investigadoras Rafaela Granja e Isabel Macedo, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, decorreu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, entre 21 e 23 de janeiro de 2024.

Incluiu sessões formativas e oficinas práticas dedicadas à recolha, análise de dados e escrita científica.  A conferência de abertura incidiu sobre “Retratos sociólogicos no estudo de jovens estudantes: implicações epistemológicas, políticas e éticas”, e a de encerramento focou-se em “Questões éticas em investigação qualitativa”.

Esta participação enquadra-se no âmbito do projeto da investigadora, integrado no Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade e no EDUCA_Lab – Políticas, Avaliação e Supervisão do CIDTFF, bem como na parceria CIDTFF- Cartas com Ciência, que inclui diversas atividades coordenadas pelas investigadoras do CIDTFF, Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, envolvendo mais de uma dezena investigadores do Centro, nomeadamente o projeto de doutoramento da investigadora Helena Caçador (CIDTFF, DEP, UA).