Já se encontra disponível a mais recente edição da revista online Indagatio Didactica, o número regular de dezembro de 2023, composto por “19 artigos científicos que refletem a diversidade e a profundidade de investigações que têm vindo a ser desenvolvidas na área da Educação”.

Distribuídos pelas secções “Desenvolvimento Curricular e Didática” (treze), “Tecnologias (Digitais) em Educação” (dois) e “Políticas e avaliação em educação” (quatro), destaca-se a diversidade de áreas científicas: “oito artigos abordam questões no campo das Ciências, três mergulham nas complexidades da Matemática, um artigo foca questões de ensino do Espanhol como Língua Estrangeira, três artigos exploram a formação profissional, nas áreas de Psicologia e Enfermagem, e quatro possuem carácter transversal.”

Conheça abaixo os artigos que compõem esta edição:

Editorial do n.º normal de dezembro da Revista Online Indagatio Didactica | Margarida M. Marques, Alexandre Ventura, Isabel Cabrita, Vânia Carlos

Desenvolvimento Curricular e Didática

A importância da polinização: as concepções de crianças de anos iniciais do ensino fundamental | Maira dos Santos Silveira, Andréa Inês Goldschmidt, Luciana Richter

O Pensamento Computacional em contexto de resolução de problemas reais: uma proposta de aprendizagem autorregulada | Dárida Fernandes, Paula Flores, Sílvia Rocha, Cristina Fonseca

Modelagem Matemática no 5.º ano do Ensino Fundamental: uma análise à luz dos diagramas semióticos | Susane Cristina Pasa Pelaquim, Nágela Martins, Karina Alessandra Pessoa da Silva

Biomas brasileiros em foco: uma metodologia ativa para engajar estudantes para a conservação | Mayara Priscila Santiago Pereira, Jones Baroni Ferreira de Menezes

Análise dos Focos da Aprendizagem Científica quanto ao seu enquadramento na orientação CTS/PC | Gabriela Gonzaga Cher, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos

La oralidad en la clase de ELE: una propuesta de trabajo a partir del cómic | Noemí Pérez

A evocação do pensamento metavisual em uma atividade sobre o efeito da temperatura na rapidez de uma reação | Marcella Seika Shimada, Solange Wagner Locatelli

“Déficit de Natureza”: Contributos para a estruturação de Formação de Professores para o Ensino com e na Natureza | Francislê Neri de Souza, Rebeca Pizza Pancotte Darius

Integração da aprendizagem socioemocional na formação de professores: caminho para a redução do burnout e promoção do bem-estar psicológico docente – uma revisão sistemática | Isabel Valente, Marlene Migueis

Comunicação em Enfermagem na formação inicial e no contexto profissional: um estudo exploratório | Ana Frias, Filomena Teixeira

Contribuições das feiras de ciências para a formação de estudantes da educação básica: investigando as concepções de um grupo de professores | Carolina Dagostin Fratoni, Victor Bianchetti

Recuperar as aprendizagens perdidas durante a pandemia da COVID-19: O que dizem os professores? | Maria Assunção Flores, Eusébio André Machado, Eva Lopes Fernandes

Academic Results and Educational Service Provision: An Analysis of External Evaluation Reports in Portuguese Schools | Diana Pereira

Tecnologias (Digitais) em Educação

Tecnologia educacional e aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau: uma abordagem com engenharia didática e software Modellus | Lucas Emanuel de Oliveira Maia, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Daniel Brandão Menezes

Estudos antropológicos e etnográficos relacionados à internet na pesquisa em ensino: uma revisão integrativa da literatura | Daniel Pigozzo, Matheus Monteiro Nascimento

Políticas e Avaliação em Educação

Uso do Laboratório de Ciências no Ensino Médio: Buscando evidências na Base Nacional Comum Curricular | Bibiane de Fátima Santos, Maria Danielle Araújo Mota

Una mirada desde las ecoescuelas en una agrupación escolar en Setúbal, Portugal centrado en los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) | Ingrid del Valle García Carreño

Escolas entre o público e o privado – perceções de diretores portugueses sobre a gestão privada das escolas públicas | Mariline Grangeia Santos, António Augusto Neto-Mendes

Formação dos psicólogos no Estado da Bahia: velhos ou novos paradigmas no campo da discussão étnico-racial? | Renata Meira Veras, Michele Santos Tourinho Viterbo, Rafaela Barbosa Pereira, Vitoria Batista Calmon de Passos

ver mais