Já se encontra disponível a mais recente edição da revista online Indagatio Didactica, o número regular de dezembro de 2023, composto por “19 artigos científicos que refletem a diversidade e a profundidade de investigações que têm vindo a ser desenvolvidas na área da Educação”.
Distribuídos pelas secções “Desenvolvimento Curricular e Didática” (treze), “Tecnologias (Digitais) em Educação” (dois) e “Políticas e avaliação em educação” (quatro), destaca-se a diversidade de áreas científicas: “oito artigos abordam questões no campo das Ciências, três mergulham nas complexidades da Matemática, um artigo foca questões de ensino do Espanhol como Língua Estrangeira, três artigos exploram a formação profissional, nas áreas de Psicologia e Enfermagem, e quatro possuem carácter transversal.”
Conheça abaixo os artigos que compõem esta edição:
Editorial do n.º normal de dezembro da Revista Online Indagatio Didactica | Margarida M. Marques, Alexandre Ventura, Isabel Cabrita, Vânia Carlos
Desenvolvimento Curricular e Didática
A importância da polinização: as concepções de crianças de anos iniciais do ensino fundamental | Maira dos Santos Silveira, Andréa Inês Goldschmidt, Luciana Richter
O Pensamento Computacional em contexto de resolução de problemas reais: uma proposta de aprendizagem autorregulada | Dárida Fernandes, Paula Flores, Sílvia Rocha, Cristina Fonseca
Modelagem Matemática no 5.º ano do Ensino Fundamental: uma análise à luz dos diagramas semióticos | Susane Cristina Pasa Pelaquim, Nágela Martins, Karina Alessandra Pessoa da Silva
Biomas brasileiros em foco: uma metodologia ativa para engajar estudantes para a conservação | Mayara Priscila Santiago Pereira, Jones Baroni Ferreira de Menezes
Análise dos Focos da Aprendizagem Científica quanto ao seu enquadramento na orientação CTS/PC | Gabriela Gonzaga Cher, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
La oralidad en la clase de ELE: una propuesta de trabajo a partir del cómic | Noemí Pérez
A evocação do pensamento metavisual em uma atividade sobre o efeito da temperatura na rapidez de uma reação | Marcella Seika Shimada, Solange Wagner Locatelli
“Déficit de Natureza”: Contributos para a estruturação de Formação de Professores para o Ensino com e na Natureza | Francislê Neri de Souza, Rebeca Pizza Pancotte Darius
Integração da aprendizagem socioemocional na formação de professores: caminho para a redução do burnout e promoção do bem-estar psicológico docente – uma revisão sistemática | Isabel Valente, Marlene Migueis
Comunicação em Enfermagem na formação inicial e no contexto profissional: um estudo exploratório | Ana Frias, Filomena Teixeira
Contribuições das feiras de ciências para a formação de estudantes da educação básica: investigando as concepções de um grupo de professores | Carolina Dagostin Fratoni, Victor Bianchetti
Recuperar as aprendizagens perdidas durante a pandemia da COVID-19: O que dizem os professores? | Maria Assunção Flores, Eusébio André Machado, Eva Lopes Fernandes
Academic Results and Educational Service Provision: An Analysis of External Evaluation Reports in Portuguese Schools | Diana Pereira
Tecnologias (Digitais) em Educação
Tecnologia educacional e aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau: uma abordagem com engenharia didática e software Modellus | Lucas Emanuel de Oliveira Maia, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Daniel Brandão Menezes
Estudos antropológicos e etnográficos relacionados à internet na pesquisa em ensino: uma revisão integrativa da literatura | Daniel Pigozzo, Matheus Monteiro Nascimento
Políticas e Avaliação em Educação
Uso do Laboratório de Ciências no Ensino Médio: Buscando evidências na Base Nacional Comum Curricular | Bibiane de Fátima Santos, Maria Danielle Araújo Mota
Una mirada desde las ecoescuelas en una agrupación escolar en Setúbal, Portugal centrado en los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) | Ingrid del Valle García Carreño
Escolas entre o público e o privado – perceções de diretores portugueses sobre a gestão privada das escolas públicas | Mariline Grangeia Santos, António Augusto Neto-Mendes
Formação dos psicólogos no Estado da Bahia: velhos ou novos paradigmas no campo da discussão étnico-racial? | Renata Meira Veras, Michele Santos Tourinho Viterbo, Rafaela Barbosa Pereira, Vitoria Batista Calmon de Passos