3 de julho, 14h30 | Anfiteatro 7.1.00B, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro

No próximo dia 3 de julho, pelas 14h30, realizar-se-ão, no Anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento (7.1.00B) da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, de Rogério Augusto Teixeira Barros com o título: “A educação para a cultura: uma abordagem a partir das TIC em contexto escolar – o projeto TICULTURA”.

Rogério Barros é orientado por Rui Raposo, Director do Departamento de Comunicação e Arte e professor no mesmo.

Segue o resumo disponibilizado pelo doutorando.

Resumo

A importância da introdução do conceito de educação para a cultura em contexto escolar, é, atualmente, uma questão central da escola e da sociedade, pois possibilita uma formação mais abrangente por parte dos alunos, num equilíbrio que é necessário concretizar entre as áreas curriculares e o elemento cultural. Porém, a literatura de referência evidencia-nos que a inter-relação entre a dimensão cultural e a educativa é ainda deficitária, não obstante a preocupação cada vez mais clara que nos últimos anos tem emergido por parte dos governos e de instituições particulares na inclusão do estudo sobre o fenómeno cultural em contextos educacionais. A investigação que apresentamos baseou-se justamente neste desafio, isto é, objetivou promover uma abordagem à cultura, de uma forma sistémica, potenciadora de efetivas aprendizagens sobre assuntos culturais, em alunos do 4.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, com recurso à dimensão das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Deste contexto resultou a idealização de um projeto, denominado TICultura, que numa primeira fase foi implementado em duas turmas de 4.º ano de escolaridade de uma escola pública da Região Autónoma da Madeira e, numa segunda fase, replicado em 11 escolas da mesma região.

Assim, a implementação do projeto estruturou-se em torno dos conceitos de Educação para a Cultura e das TIC, a partir dos quais se operacionalizaram atividades de construção colaborativa de trabalhos multimédia sobre temas culturais, para a sua posterior publicação na plataforma SAPO Campus, incentivando a processos de interação entre os participantes.

A investigação é de natureza mista, enquadrada no paradigma sociocrítico, numa lógica emancipatória e transformista do fenómeno em estudo, e teve como abordagem metodológica a investigação-ação. Deste modo, na fase empírica, ao nível da recolha de dados qualitativos e quantitativos, recorremos ao inquérito por entrevista e por questionário, à observação participante, à elaboração de um diário de bordo, a uma análise documental, e à recolha dos dados que resultaram da utilização da plataforma SAPO Campus.

A análise aos dados permite-nos apontar caminhos para a inclusão da dimensão cultural em contexto educativo, relevando a importância desta associação, e indicam-nos que os processos de trabalho colaborativo a partir da utilização das TIC, potenciam aprendizagens sobre temáticas culturais, assumindo estas um interesse acrescido quando trabalhadas de uma forma sistémica e em equilíbrio com as restantes áreas curriculares.

ver mais