Marisa Maia, investigadora do CIDTFF, dinamiza, de 6 de março a 10 de abril de 2024, o Programa de Formação “Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), pedagogia inclusiva e cidadania ativa: Laboratório de Mudança” (dUA Lab).
Dirigido a docentes e investigadores/as que exerçam atividades de lecionação na Universidade de Aveiro, visa promover:
- o conhecimento e a compreensão geral sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem, a cidadania ativa e a pedagogia inclusiva no Ensino Superior;
- a reflexão aprofundada sobre o processo de ensino e aprendizagem;
- a implementação de uma mudança na prática docente.
A participação no dUA Lab será certificada.
O Programa de Formação enquadra-se na investigação do estágio de Pós-doutoramento de Marisa Maia Machado em Pedagogia Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem no Ensino Superior, sob a orientação científica de Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos (CIDTFF, DEP, UA) e de Anabel Moriña Diez (Departamento de Didáctica e Organização Educativa da Universidade de Sevilha), com a colaboração do Núcleo de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Aveiro.
Os/as formandos/as serão convidados a participar na investigação enquadrada no estágio de Pós-doutoramento, com o desenvolvimento de um estudo, com a equipa de investigação, sobre a mudança implementada nas suas próprias práticas e/ou no processo de ensino e aprendizagem.
Contará com 4 sessões a decorrer entre os dias 6 de março e 10 de abril, em formato b-learning:
- 6 março | Desenho Universal para a Aprendizagem no Ensino Superior: da teoria à ação
- 13 março | Pedagogia inclusiva, cidadania ativa e metodologias no Ensino Superior. Aprendizagem-Serviço
- 20 março | Tecnologias digitais e acessibilidade no Ensino Superior. Práticas docentes inclusivas com tecnologias emergentes: mobile-learning
- 10 abril | Diversidade e pedagogia do Ensino Superior: orientações para o processo de ensino e aprendizagem