5 março – 19 abril, 2024

Investigadoras do CIDTFF promovem, de 5 de março a 19 de abril de 2024, a 3.ª edição da unidade curricular (UC) “Comunicação de ciência: para quê, para quem e como”, integrada no Curso Avançado em Investigação Científica dinamizado pela Universidade de Aveiro e continUA – Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida.

A unidade curricular (UC) multidisciplinar teórico-prática (2 ECTS), conta, em 2024, com uma turma de sete pessoas investigadoras bolseiras da Universidade de Aveiro, e visa promover competências de Comunicação de Ciência usando diferentes abordagens e ferramentas.

A equipa de docentes é constituída por Mariana R.P. Alves (CIDTFF, DEP, UA), Margarida M Marques (CIDTFF, DEP, UA), Xana Sá Pinto (CIDTFF, DEP, UA) e conta ainda com as seguintes pessoas docentes a convite: Fredilson Melo (P-Bio), Jéssica Norberto Rocha (Fundação Cecierj, Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis, Brasil), Anil Vila (Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias, Angola), Liliana Tavares de Oliveira (Reitoria, UA) e Raquel Branquinho (FLUP). A UC tem como regente Mariana R.P. Alves (CIDTFF, DEP, UA) e como regente coordenadora Maria Helena Almeida Beirão Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA).

Os conteúdos programáticos são:

1. Introdução à Comunicação de Ciência e Educação Científica- Perspetivas de diferentes continentes (1h30)
  2. Comunicação de Ciência com os Media  (2h)
  3. Comunicação de Ciência em projetos FCT: Estratégias – caso do EduCITY  (2h)
  4. Comunicação de Ciência – Elevator Pitch  (2h)
  5. Equidade na Comunicação da Ciência (2h)
  6. Comunicação de Ciência e co-produção com cidadãos (2h)

As primeiras duas edições da UC contaram com as investigadoras Susana Ambrósio (CIDTFF) e Cecília Guerra (CIDTFF) como regentes, e ainda com o docente convidado Miguel Albuquerque da Costa Leal (CESAM, UA).