19 março – 17 julho, 2024

Estão abertas, até 18 de março, as inscrições para o Programa de Formação “Dar o SALT“, uma iniciativa voltada para formar os docentes na implementação de estratégias e metodologias ativas em Espaços Flexíveis de Aprendizagem.

Sobre o Programa:

Com a crescente disponibilização de ambientes flexíveis na UA, reconhece-se a importância de formar os docentes da UA para tirar o máximo proveito desses espaços e adotar práticas que estimulem a aprendizagem ativa dos estudantes. O programa “Dar o SALT” visa atender a essa necessidade, proporcionando aos participantes uma formação abrangente e prática.

Modalidade e estrutura:

A formação será conduzida na modalidade b-learning, integrando workshops presenciais, atividades de mentoria, e sessões síncronas e assíncronas. O ambiente online oferecerá acesso a um repositório de estratégias e metodologias ativas de aprendizagem, além de proporcionar oportunidades para o planeamento, a reflexão e a partilha de experiências.

Público-alvo:

Docentes e investigadores/as que exerçam atividades letivas na Universidade de Aveiro e que utilizam ou que pretendem utilizar o espaço SALT ou outros Espaços Flexíveis de Aprendizagem na sua prática pedagógica.

O Programa, por apresentar um componente de mentoria e suporte pedagógico aos docentes participantes, disponibiliza um número restrito de vagas.

Como participar:

As inscrições estão abertas até 18 de março de 2024, e a formação é constituída por 8 sessões que se realizarão de 19 de março a 17 de julho de 2024.

Para obter mais informações sobre os workshops e sessões síncronas, bem como para realizar a sua inscrição, aceda à página: www.ua.pt/pt/inovacaopedagogica/dar-o-salt

Informações adicionais:

O “Programa de Formação Dar o SALT: adoção de estratégias e metodologias ativas em Espaços Flexíveis de Aprendizagem” enquadra-se na investigação de doutoramento de Gabriela Reses (CIDTFF, DEP, UA), intitulada “Metodologias Ativas em Espaços Flexíveis de Aprendizagem: Proposta de um Modelo de Formação de Docentes na Universidade de Aveiro”, sob a orientação científica as investigadoras Vânia Carlos (Professora Auxiliar do DEP e investigadora do CIDTFF) e Sandra Soares (Professora Auxiliar com Agregação do DEP e Vice-Reitora da Universidade de Aveiro).