Susana Pinto (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) (Coords.) | UA Editora
Já se encontra disponível, em acesso aberto no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, o livro “Entre línguas e culturas na jornada doutoral em educação em Portugal: histórias de supervisores e de estudantes internacionais” coordenado pelas investigadoras do CIDTFF Susana Pinto e Maria Helena Araújo e Sá.
O livro inclui 19 relatos da autoria de estudantes (atuais ou antigos) e supervisores de programas doutorais em educação em instituições portuguesas, distribuídos por 4 eixos – Entre línguas e culturas no desenvolvimento pessoal e profissional; Entre línguas e culturas na relação com os outros; Entre línguas e culturas no processo investigativo; e Entre línguas e culturas no processo de supervisão – e posfácio redigido por Luís Sebastião da Universidade de Évora.
Excerto da introdução:
No quadro da educação doutoral, e como vimos no livro de que falámos acima, o encontro entre línguas e culturas (pedagógicas, académicas, investigativas, epistemológicas, comunicacionais, …) mostra, claramente, a importância de se repensar o entendimento de internacionalização, seus objetivos e processos. As vozes dos estudantes da Universidade de Aveiro, bastante reveladoras como já referimos, sublinharam ainda a importância de alargar o “espaço de antena” a estudantes internacionais de outras universidades portuguesas, nomeadamente de programas doutorais em educação, e seus supervisores.
Assim, no final de 2022, convidámos estudantes internacionais a frequentarem (ou que tinham frequentado nos últimos cinco anos) Programas Doutorais em Educação/Doutoramentos em Educação/Doutoramentos em Ciências da Educação em universidades portuguesas e supervisores a refletirem sobre a influência das línguas e culturas na jornada doutoral, nomeadamente nos processos investigativos e supervisivos, reportando-se às suas experiências. Solicitámos o envio de relatos escritos na primeira pessoa (em português, espanhol, francês, inglês ou italiano), com um estilo de escrita narrativa e contando histórias ou episódios significativos. Foram aceites para publicação neste livro 19 relatos: 13 de estudantes e 6 de supervisores.
– – – – –
Referência:
Pinto, S., & Araújo e Sá, M. H. (coords.)(2024). Entre línguas e culturas na jornada doutoral em educação em Portugal: histórias de supervisores e de estudantes internacionais. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/jarm-8m67