Marisa Maia (CIDTFF), Paula Santos (CIDTFF) & Marilyn Espe-Sherwindt | Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e392

Resumo:

Apesar do reconhecimento do impacto positivo do Ensino Superior na qualidade de vida, há um grupo vulnerável que continua sem acesso a este nível de ensino: pessoas com dificuldades intelectuais e/ou de desenvolvimento. Todavia, os obstáculos impostos a esta população poderão ser mitigados através da criação de programas universitários inclusivos.

A partir das perceções de pessoas com dificuldades intelectuais e/ou de desenvolvimento, suas famílias e elementos da comunidade académica, importa compreender as componentes a considerar num programa que visa possibilitar a sua participação na vida universitária para o desenvolvimento de competências e a melhoria da sua qualidade de vida.

Este estudo, de natureza qualitativa, adotou o inquérito por entrevista e a análise de conteúdo para a respetiva recolha e análise de dados.

Os contributos da literatura e os dados gerados enformam a proposta de um programa universitário inclusivo, com base num percurso individualizado, flexível e alinhado com os objetivos individuais dos destinatários, em que a sua matriz curricular é composta pelas componentes académica, profissional, social e vida autodeterminada.

O número limitado de participantes e a especificidade da Instituição de Ensino Superior não permitem generalizar os dados gerados. Contudo, o estudo revela evidências passíveis de informar o desenvolvimento de programas por instituições interessadas em promover um Ensino Superior (mais) inclusivo.

Palavras-chave: Ensino superior, Ensino superior inclusivo, dificuldades Intelectuais e/ou de desenvolvimento, programa universitário

ver mais

– – – – –

Referência:
Maia, M., Santos, P., & Espe-Sherwindt, M. (2024). Ensino Superior inclusivo para pessoas com dificuldades intelectuais e/ou de desenvolvimento: proposta de um programa educativo. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e392. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.392