22 maio, 2024 | 13h30 – 18h00 | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

No próximo dia 22 de maio de 2024, terá lugar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro o “1.º Fórum IA no Espaço Educacional”, que pretende promover a construção do conhecimento neste campo, com a partilha de experiências, desafios e soluções.

A Inteligência Artificial (IA) tem-se tornado uma pedra angular na evolução de diversos setores, promovendo inovações que vêm reformulando não somente o campo tecnológico, mas também revolucionando espaços tradicionais como o educacional.

Assim, a comunidade educacional é convidada a participar nesta iniciativa, para discutir os desafios e as oportunidades que a IA oferece para o futuro (tão presente) da educação em Portugal. É um evento gratuito, com inscrição obrigatória até 15 de maio de 2024.

Contacto: Pablo Burneo, pburneo@ua.pt.

Plenárias

Conferência de Abertura (virtual):
Academic ethics and AI (apresentação em inglês)

Hora: 14:00 – 15:00
Sala: 5.3.27

Apresentadora: Judita Kasperiūnienė (Vytautas Magnus University, Lituânia)

In this talk, we will explore the ethical considerations and challenges that graduate students face as they incorporate generative artificial intelligence technologies into their research. As these tools become more sophisticated, they present unique opportunities and risks, particularly in terms of intellectual integrity, privacy, and the reliability of generated content. We will explore key issues such as the responsible use of AI in scholarly work, the importance of transparency in AI-derived research results, and strategies for maintaining the authenticity of scholarly work. Participants will gain insight into the ethical use of generative AI tools. They will understand how to critically evaluate AI outputs and ensure that their research meets the highest standards of academic rigor. The session aims to equip future researchers with the knowledge to navigate the ethical landscape of AI use in academia, fostering an environment of innovation balanced with ethical awareness.

Conferência de Encerramento:
Inteligência Artificial e o Futuro do Ensino e Investigação

Hora: 17:00 – 18:00
Sala: 5.3.27

Apresentador: Luís Paulo Reis (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Diretor do LIACC/UP, Portugal)

A inteligência artificial (IA) e a aprendizagem computacional desempenham um papel crucial na educação, abrangendo diversas aplicações e áreas. Desde redes neurais e aprendizagem por reforço profundo até IA generativa e grandes modelos de linguagem, as ferramentas de IA oferecem benefícios significativos para professores, investigadores e estudantes. Essas ferramentas podem ser utilizadas para o planeamento de aulas, geração de conteúdos e personalização de experiências de aprendizagem. No entanto, é importante considerar a ética da IA, o uso responsável da tecnologia em sala de aula, a privacidade e segurança dos dados, os perigos de plágio e enviesamento. O futuro da inteligência artificial no ensino, investigação e trabalho também são tópicos de interesse, ainda que os perigos associados à super-inteligência, caixa-preta e singularidade tecnológica devam ser considerados.

Workshops

Workshop 1:
Construyendo Prompts Bloque a Bloque: Explorando el LEGO® Serious Play como Metodología Creativa

Hora: 15:15 – 16:45
Sala: 5.1.46

Dinamizadores: Pablo Burneo (Doutorando da Universidade de Aveiro, Programa de Doutoramento em Educação ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular) & Diego Jácome (Especialista em consultoria empresarial com mais de 15 anos de experiência, atualmente a liderar o TCG Thrive Consulting Group e a Profektus em Espanha, Equador e Costa Rica)

O workshop prático explora a Metodologia LEGO® Serious Play como uma ferramenta criativa e construtiva para melhorar a capacidade dos participantes de formularem pedidos eficazes. Os blocos Lego® são utilizados para materializar ideias e facilitar a criação de perguntas de investigação precisas, que são integradas nos sistemas GenAI. O objetivo é dotar os participantes de ferramentas práticas para conceberem prompts que abordem complexidades específicas dos seus projectos, servindo de ponte entre a concetualização teórica e a aplicação prática. Espera-se que os participantes desenvolvam uma compreensão avançada da importância da conceção de prompts detalhados para enriquecer a sua investigação, elevando assim a qualidade da informação obtida através do apoio ético da Inteligência Artificial. Esta abordagem interactiva e aplicada promove a capacidade de integrar estas técnicas em projectos de investigação qualitativa e áreas afins, impulsionando a inovação e a eficiência.

Recursos necessários:

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet.
  • Abertura de conta no ChatGPT (3.5 ou 4)
Workshop 2:
O ChatGPT e a oportunidade para o Pensamento Crítico e Criativo

Hora: 15:15 – 16:45
Sala: 5.2.62

Dinamizadora: Sandra Paiva (Doutoranda da Universidade de Aveiro, Programa de Doutoramento em Multimédia em Educação)

Primeiramente, os participantes serão instados a reconhecer a importância e a complexidade de fomentar o Pensamento Crítico e Criativo (PCC), explorando como o ChatGPT e outras estratégias pedagógicas podem atuar como facilitadores nesse processo. Seguidamente, serão apresentados a lógica e as fases do Modelo de Aprendizagem que centra no Pensamento Crítico e Criativo e na Inteligência Artificial Generativa (PCC_GenAI), dotando-os de conhecimento para poderem aplicar diferentes perfis do ChatGPT em várias etapas deste modelo. O workshop pretende proporcionar uma aprendizagem prática através da adaptação das atividades, da realização de simulações e autoavaliações baseadas no Modelo de Aprendizagem PCC_GenAI, permitindo que os participantes experienciem o processo educativo tanto na perspectiva do educador quanto na do aluno. A sessão culmina com uma reflexão sobre as vantagens e os desafios de implementar o Modelo de Aprendizagem PCC_GenAI em sala de aula, incentivando um diálogo construtivo sobre a integração eficaz do ChatGPT na prática educativa. Espera-se que os participantes saiam do workshop sensibilizados para a necessidade urgente de desenvolver o PCC entre os alunos do secundário e das potencialidades do ChatGPT como ferramenta pedagógica, mas também com competências para aplicar esse conhecimento de forma efetiva no ambiente educacional.

Recursos necessários:

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet
Workshop 3:
“Triangular” ferramentas de IA Generativa na Escrita Académica

Hora: 15:15 – 16:45
Sala: 18.1.8

Dinamizadores: António Pedro Costa (Investigador do CIDTFF – DEP, Universidade de Aveiro) e Adriana Santos (Professora no Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Lauro de Freitas, Brasil. Doutoranda IFBA/UFBA/UNEB com estágio na Universidade de Aveiro)

Usar ferramentas de Inteligência Artificial (IA), essencialmente, de IA Generativa (GenAI) como suporte à escrita de artigos científicos pode ser uma abordagem valiosa, especialmente na fase de revisão de literatura. Contudo, a sua otimização pode ser obtida pela triangulação das mesmas. Neste contexto, triangulação refere-se ao processo de articular várias ferramentas de GenAI para realizar a validação cruzada ou complementar os resultados obtidos, aumentando, assim, a confiabilidade e a qualidade do conteúdo “gerado”. Neste contexto, este workshop pretende explorar várias ferramentas como assistentes na escrita de artigos científicos.

Recursos necessários:

  • Computadores portáteis (e com as baterias carregadas) com acesso à internet.
  • Abertura de conta nas seguintes aplicações: Consensus.app; Quilbot.com, Elicit.com, Lex.page e Perplexity.ai

Programa

HoraAtividadeModalidade Sala
13:30
14:00
ReceçãoPresencialStaff5.3.27
14:00
14:15
AberturaPresencialAntónio Pedro Costa (Investigador Principal do CIDTFF – DEP)
Jorge Adelino (Diretor do DEP)
Pablo Burneo (Doutorando)
5.3.27
14:00
15:00
Conferência internacionalVirtualAcademic ethics and AI (apresentação em inglês)
Judita Kasperiūnienė (Vytautas Magnus University, Lituânia)
Moderador: António Pedro Costa
5.3.27
15:15
16:45
Workshop1 (PT/ES)

Workshop 2 (PT)

Workshop 3 (PT)
PresencialPablo Burneo
Diego Jacome

Sandra Paiva

António Pedro Costa
Adriana Santos

5.1.46

5.2.62

18.1.8
15 minBreak   
17:00 18:00Conferência de EncerramentoPresencialInteligência Artificial e o Futuro do Ensino e Investigação
Luís Paulo Reis (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Diretor do LIACC/UP)
Moderador: António Pedro Costa
5.3.27

Nota: Serão emitidos certificados para os participantes que participem em todo o programa e assinem as folhas de presença que serão passadas nos diferentes momentos do programa.

Comissão Organizadora