Ana Gonçalves, investigadora do CIDTFF e doutoranda do Programa Doutoral em Didática de Ciências e Tecnologias da UTAD, dinamizou, no dia 13 de abril de 2024, uma ação de formação acreditada para professores de matemática, em colaboração com o orientador Hélder Sousa, na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, em Aveiro.

Subordinada ao tema “O desenvolvimento do pensamento computacional com recurso aos jogos de tabuleiro modernos”, teve a duração de 6 horas e contou com a presença de 8 professores de matemática do ensino básico e do ensino secundário.

Esta formação de curta duração teve como objetivo fazer uma abordagem inicial às potencialidades dos jogos de tabuleiro modernos como ferramenta didática promotora do desenvolvimento do pensamento computacional, para contexto educativo.

Num primeiro momento, foram apresentados e jogados quatro jogos: “Qual é o código?“, “Dimension“, “Fantasma Blitz” e “Turing Machine“.

De seguida, foi apresentado que se entende por jogos de tabuleiro modernos e discutido, à luz da literatura, o que se entende por pensamento computacional e quais as suas etapas.

Num terceiro momento foi dado espaço à reflexão e exercício de identificação das diferentes etapas do pensamento computacional nos jogos jogados.

E, por último, foram partilhas diferentes plataformas onde procurar informação sobre jogos de tabuleiro, nomeadamente, a base de dados Board Game Geek e as suas potencialidades como motor de busca para o professor, bem como a plataforma Board Game Arena e as suas potencialidades para interagir com os alunos de forma extra curricular.

O feedback foi muito positivo, emergindo o pedido para a criação de uma formação, neste âmbito, de 25 horas.