Concluída a implementação do projeto Erasmus+ CARE (Consumer Awareness for Responsibility to the Environment), foram conhecidos os dados de divulgação desta iniciativa durante o seu período de implementação, durante o qual atingiu um público próximo de cinco milhões de pessoas.
O CARE é um projeto criado no âmbito do programa de Ações Chave da União Europeia, coordenado pela Universidade de Málaga. Tem como objetivo promover o consumo responsável entre os cidadãos e desenvolveu diversos produtos nas quatro línguas do projeto: espanhol, inglês, português e italiano.
Um dos resultados mais relevantes é o CARE Knowledge, uma comunidade virtual de conhecimento sobre consumo responsável que produziu o documento síntese Livro Verde sobre Consumo Responsável na Europa. O Livro resume todo o trabalho de investigação, análise e recolha de informação realizado pelo consórcio do projeto e dá a conhecer um conjunto alargado de conclusões para promover um consumo mais sustentável.
Da mesma forma, outro dos principais resultados da CARE é o pacote de formação Edu-CARE para a educação no consumo responsável, composto por 40 cursos de microformação que tratam dos aspetos conceptuais, económicos, sociais e ambientais do consumo nas áreas da alimentação, mobilidade, vestuário e utilização de recursos. Este resultado, que foi liderado pela Universidade de Aveiro, oferece formação e aconselhamento para o desenvolvimento de um consumo mais consciente e atento, que cuida do futuro do nosso planeta.
Na comunicação online, através dos meios de comunicação nacionais e internacionais, imprensa, rádio e TV, redes sociais, entre outros, conseguiu-se um alcance de 4.730.610 pessoas, enquanto com outros tipos de ações presenciais ou convencionais, como reuniões, divulgação, eventos, workshops e cursos, o projeto já foi dado a conhecer a 116.528 pessoas.
A principal ferramenta de divulgação do projeto tem sido a plataforma aberta de recursos educativos REA-CARE (disponível em https://careforplanet.eu/). Através da mesma não só é possível conhecer os resultados do projeto, como também interagir com os cidadãos, que têm colaborado oferecendo negócios ideias, experiências, exemplos de boas práticas e resposta aos inquéritos e questionários de qualidade do projeto. A interação mais importante é a que tem ocorrido nos cursos de formação Edu-CARE, que foram realizados por mais de 3300 pessoas e continuarão abertos por mais 4 anos em benefício dos cidadãos.
As redes sociais do projeto, como Facebook (https://www.facebook.com/CAREforplanetUE), LinkedIn (https://www.linkedin.com/groups/9389101/) e YouTube, que hospeda os resultados em formato de vídeo, também foram muito importantes, pois permitiram alcançar mais de 53 mil utilizadores. Além disso, 25 entidades de vários países associaram-se como colaboradoras ao CARE, contribuindo também para amplificar a divulgação do projeto.
Os parceiros que desenvolveram o CARE, liderados pela Universidade de Málaga, são Internet Web Solutions (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal), IHF (Bélgica), IDP (Itália), RSC Talent (Espanha) e CPIA Lecce (Itália). Este consórcio comprometeu-se, ainda, a manter o projeto ativo por mais quatro anos, até fevereiro de 2028, para que todas as pessoas interessadas em aprenderem mais sobre o assunto e melhorarem seus hábitos de consumo possam aceder à página do projeto, permanentemente disponível.
Na Universidade de Aveiro o projeto foi liderado pela docente e investigadora Margarida M. Pinheiro.
Toda a Informação sobre o projeto pode ser consultada em:
https://careforplanet.eu/
https://www.facebook.com/people/Care/100086223363094/
https://www.linkedin.com/groups/9389101/