Já se encontram disponíveis os números 1 e 2 do volume 22 da revista “Recherches en didactique des langues et des cultures – Les Cahiers de l’Acedle” (RDLC), dedicada ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)” e editada pelas investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá e Rosa Maria Faneca.

Os dois mais recentes números da revista incluem um total de 40 artigos, com origem no Colóquio Acedle 2022, organizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2022 pelo CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores) e pelo o seu Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Acedle (Association des Chercheurs et Enseignants Didacticiens des Langues Étrangères).

Destacamos dois artigos da autoria de investigadoras do CIDTFF:

Ler: Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s) (Volume 1) | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s) (Volume 2)

O Colóquio Acedle 2022 reuniu investigadores, professores, formadores, estudantes e agentes educativos e associativos da área da Didática das Línguas e das Culturas (DLC), para fazer o balanço da investigação realizada e/ou em curso sobre o tema “Didática, plurilinguismo e globalização”, tendo sido esta a primeira edição organizada fora da França.

– – – – –

Referências:

Araújo e Sá, M. H., & Faneca, R. M. (2024). Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s). Recherches en didactique des langues et des cultures, 22(1). https://doi.org/10.4000/11q9m

Faneca, R. M., & Araújo e Sá, M. H. (2024). Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s). Recherches en didactique des langues et des cultures, 22(2). https://doi.org/10.4000/11q9o

Batista, B., & Martins, F. (2024). Formation des enseignants au développement durable – Éducation et diversité linguistique et bioculturelle dans le cadre du projet TEDS. Recherches en didactique des langues et des cultures, 22(2). https://doi.org/10.4000/11qa9

Faneca, R. M., Leroy, D., Martins, F., & Vernetto, G. (2024). Les kamishibaïs plurilingues en contextes éducatifs pluriels : retours, enjeux et perspectives. Recherches en didactique des langues et des cultures, 22(2). https://doi.org/10.4000/11qag