
O workshop “Navigating the Ethical Landscape of Artificial Intelligence” terá lugar no dia 2 de julho de 2024, na sala 5.2.62 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, orientado pela Professora Judita Kasperiuniene da Vytautas Magnus University (Lituânia) e pelo investigador António Pedro Costa (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).
O seminário será presencial, em inglês, com a duração de 6 horas, e está limitado a um máximo de 12 participantes (por ordem de receção do interesse de participação enviado para o email apcosta@ua.pt e respectiva confirmação).
Este workshop foi concebido para ajudar os estudantes de doutoramento em Educação a compreender as considerações éticas da inteligência artificial (IA). Os participantes irão explorar os princípios éticos fundamentais, os debates científicos actuais e os desafios práticos da ética da IA, e aprenderão a analisar criticamente e a abordar questões éticas na investigação e aplicação da IA através de palestras, debates e actividades práticas.
Objetivos:
- Apresentar aos participantes os principais conceitos e princípios da ética da IA.
- Examinar as implicações éticas das tecnologias de IA em vários domínios.
- Dotar os participantes de ferramentas para identificar e abordar desafios éticos na sua investigação.
- Promover uma mentalidade crítica e reflexiva em relação ao desenvolvimento e implantação da IA.
- Incentivar o diálogo e a colaboração interdisciplinares sobre a ética da IA.
Público-alvo:
- Estudantes de doutoramento da área da educação
Estrutura da oficina:
1ª Sessão prática: Grupos de discussão (1 hora) |
Introdução à ética da IA (1 hora) – Definição e âmbito da ética da IA – Confiança na sociedade em rede e IA generativa – Investigação sobre ética académica e IA |
Quadros e princípios éticos (1 hora) – Teorias éticas críticas e princípios éticos para a IA – Estudos de casos que ilustram dilemas éticos na IA |
IA, Sociedade e Academia: Implicações éticas (1 hora) – Preocupações e desafios éticos – Orientações para a IA no meio académico |
Pausa para almoço (1h30) |
2ª Sessão prática: Laboratório de ética em IA (2 horas) – Trabalho de grupo: (1,5 horas) – Apresentações (0,5 horas) |
Observações finais e perguntas e respostas (30 minutos) – Espaço aberto para perguntas e debate – Recursos para leitura adicional e investigação em ética da IA |
Metodologia do workshop:
- Palestras: Apresentações curtas e informativas para introduzir conceitos.
- Discussões: Discussões em grupo facilitadas para explorar diferentes perspectivas.
- Estudos de caso: Exemplos do mundo real para ilustrar desafios éticos.
- Actividades práticas: Trabalho de grupo.
- Sessões de perguntas e respostas: Oportunidades para os participantes colocarem questões e se envolverem com o material.
Facilitadores:
Judita Kasperiuniene – Vytautas Magnus University, Lituânia |
Judita Kasperiuniene é Professora Associada e Directora do Departamento de Análise de Sistemas da Faculdade de Informática da Universidade Vytautas Magnus, Lituânia. É também investigadora sénior no Instituto de Investigação Educacional, Academia Educacional, Universidade Vytautas Magnus, Lituânia, onde lidera o grupo de investigação “Educational Innovation and Change”. No seu trabalho, Judita centra-se nas inovações educativas (EdTech), nas aplicações de RV/RA em contextos sociais, nos jogos sérios, nos discursos dos media em linha, na construção da identidade em ambientes mediados e nas intersecções entre educação, comunicação e novas tecnologias. Participou em vários projectos nacionais e internacionais como investigadora principal, perita e chefe de equipa de projeto. Judita Kasperiuniene realiza investigação interdisciplinar sobre a aplicação de IA generativa na investigação social. |
António Pedro Costa – Universidade de Aveiro, Portugal |
António Pedro Costa é investigador principal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal). Colabora também com o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação (LIACC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). É um dos investigadores/autores do software de análise de dados qualitativos webQDA (www.webqda.net). Coordena o Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (www.ciaiq.org) e a Conferência Mundial de Investigação Qualitativa (www.wcqr.info), que reúne anualmente mais de 700 investigadores. Recentemente, criou a Comunidade de Inteligência Artificial em Educação (www.aieduc.web.ua.pt) e coordenamos o Fórum de IA no Espaço Educativo (AIFES). É autor de mais de 300 publicações nacionais e internacionais. Coordenou vários projectos com financiamento público e privado no valor de mais de 3 milhões de euros. |
Este workshop tem como objetivo capacitar os estudantes de doutoramento com uma compreensão profunda da ética da IA, promovendo uma geração de investigadores e profissionais que possam navegar com confiança e responsabilidade no complexo panorama ético da IA.
– – –
The workshop “Navigating the Ethical Landscape of Artificial Intelligence” will take place on July 2, 2024, in room 5.2.62 of the Department of Education and Psychology of the University of Aveiro, led by Professor Judita Kasperiuniene from Vytautas Magnus University (Lithuania) and by researcher António Pedro Costa (CIDTFF, Education and Psychology Department, University of Aveiro).
The seminar will be in person, in English, lasting 6 hours, and is limited to a maximum of 12 participants (in order of receipt of interest in participation sent to the email apcosta@ua.pt and respective confirmation).
This workshop is designed to help PhD students in Education understand the ethical considerations in artificial intelligence (AI). Participants will explore fundamental ethical principles, current scientific debates, and practical challenges in AI ethics. Students will learn to critically analyse and address ethical issues in AI research and application through lectures, discussions, and hands-on activities.
Objectives:
- Introduce participants to key concepts and principles in AI ethics.
- Examine the ethical implications of AI technologies in various domains.
- Equip participants with tools to identify and address ethical challenges in their research.
- Foster a critical and reflective mindset towards AI development and deployment.
- Encourage interdisciplinary dialogue and collaboration on AI ethics.
Target Audience:
- PhD students from the education field.
Workshop Structure:
1st Hands-on Session: Focus Groups (1 hour) |
Introduction to AI Ethics (1 hour) – Definition and scope of AI ethics – Trust in network society & generative AI – Research on Academic Ethics & AI |
Ethical Frameworks and Principles (1 hour) – Critical ethical theories & ethical principles for AI – Case studies illustrating ethical dilemmas in AI |
AI, Society & Academia: Ethical Implications (1 hour) – Ethical concerns & challenges – Guidelines for AI in Academia |
Lunch Break (1h30 hour) |
2nd Hands-on Session: Laboratory of AI ethics (2 hours) – Groupwork: (1.5 hours) – Presentations (0.5 hour) |
Concluding Remarks and Q&A (30 minutes) – Open floor for questions and discussion – Resources for further reading and research in AI ethics |
Workshop Methodology:
- Lectures: Short, informative presentations to introduce concepts.
- Discussions: Facilitated group discussions to explore different perspectives.
- Case Studies: Real-world examples to illustrate ethical challenges.
- Hands-on Activities: Groupwork.
- Q&A Sessions: Opportunities for participants to ask questions and engage with the material.
Facilitators:
Judita Kasperiuniene – Vytautas Magnus University, Lithuania |
Judita Kasperiuniene is an Associate Professor and Head of the System Analysis Department at the Faculty of Informatics, Vytautas Magnus University, Lithuania. She is also a Senior Researcher at the Educational Research Institute, Educational Academy, Vytautas Magnus University, Lithuania where she leads the research group “Educational Innovation and Change”. In her work, Judita focuses on educational innovations (EdTech), VR/AR applications in social settings, serious games, online media discourses, identity construction in mediated environments, and the intersections of education, communication, and new technologies. She has participated in several national and international projects as a principal investigator, expert, and project team leader. Judita Kasperiuniene conducts interdisciplinary research on the application of generative AI in social research. |
António Pedro Costa – Universidade de Aveiro, Portugal |
António Pedro Costa is a principal researcher at the Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (CIDTFF), Department of Education and Psychology of the University of Aveiro (Portugal). He also collaborates with the Artificial Intelligence and Computer Science Laboratory (LIACC) at the Faculty of Engineering, University of Porto (Portugal). He is one of the researchers/authors of the qualitative data analysis software webQDA (www.webqda.net). He coordinates the Ibero-American Congress on Qualitative Research (www.ciaiq.org) and the World Conference on Qualitative Research (www.wcqr.info), which gathers more than 700 researchers annually. Recently, he creat the Artificial Intelligence in Education Community (www.aieduc.web.ua.pt) and we coordinate the AI Forum in Education Space (AIFES). He is the author of more than 300 national and international publications. Coordinated several projects with public and private funding worth more than 3 million euros. |
This workshop aims to empower PhD students with a deep understanding of AI ethics, fostering a generation of researchers and professionals who can confidently and responsibly navigate the complex ethical landscape of AI.